O time dos lutadores do UFC que ganharam títulos em duas categorias ganhou neste final de semana o nome de Islam Makhachev, que venceu Jack Della Maddalena em Nova York para se tornar campeão dos meio-médios da organização.
Em uma atuação irretocável, o ex-campeão dos pesos-leves não tomou conhecimento do australiano e dominou os cinco rounds do main event do UFC 322. Agora, resta saber qual será o próximo desafio do lutador do Daguestão dentro da divisão e o que o Ultimate planeja para o futuro da categoria até 77kg.
Na coletiva pós-luta, Makhachev falou sobre alguns dos potenciais desafiantes que poderá ter no futuro e demonstrou estar aberto para todas as possibilidades de nomes que podem aparecer como possíveis próximos adversários para sua primeira defesa de cinturão.
- Quero todos. Esta é a mais competitiva divisão. Claro que tivemos alguns caras jovens que lutaram hoje (sábado), e na semana que vem, teremos mais dois que irão lutar (se referindo a Ian Machado Garry e Belal Muhammad). Também temos o Kamaru Usman e o Ilia Topuria. Todos querem tirar o meu cinturão - disse o russo.
- Não irei desistir. Trabalhei muito para ser duplo campeão e não tenho mais que cortar tanto peso, e irei defender meu cinturão muitas vezes - completou o novo campeão meio-médio.
Dois destes potenciais candidatos surgiram também neste sábado no UFC 322. Carlos Prates e Michael Morales derrotaram, respectivamente, Leon Edwards e Sean Brady, e podem ganhar espaço na briga pela divisão. No próximo final de semana, em Doha (Catar), Garry e Muhammad farão luta que também pode colocar seu vencedor no radar do russo.
Os nomes de Kamaru Usman, ex-campeão da divisão, e de Shavkat Rakhmonov, que se recupera de lesão e pode voltar em breve, também são cotados. E a rivalidade que se formou com Ilia Topuria também deixar no ar a chance de que ambos deverão finalmente se encontrar em 2026 no octógono. Independente de quem for o escolhido, o daguestanês promete que a luta será igual a do último sábado.
- Eu estou pronto, Quem será o próximo? Vamos fazer e farei ser fácil. Hoje, eu mostrei contra o Jack (Della Maddalena), que é um dos adversários mais difíceis, o quanto eu treinei, para parecer fácil. Esse é o nosso plano e fiz exatamente (o que deveria fazer). Fiz parecer fácil porque treinei muito - afirmou Makhachev.