Post de time do Paraguai causa 'briga diplomática' com a Argentina

Na publicação, o Cerro Porteño rotula as Ilhas Malvinas como território britânico, mas argentinos discordam disso

20 mar 2024 - 20h50
(atualizado às 23h19)
Foto: Reprodução

Uma publicação do Cerro Porteño, do Paraguai, logo após o sorteio dos grupos da Copa Libertadores, vem causando uma tremenda 'crise diplomática' entre argentinos e paraguaios

Na postagem, a equipe paraguaia rotula as Ilhas Malvinas como território britânico. O negócio está tão forte que um jornalista, Pablo Carroza, afirmou que o Cerro Porteño virou inimigo do povo argentino, e muitos concordaram. 

Publicidade

Na Argentina, o assunto ‘Cerro Pequeño’, fazendo um trocadilho com o nome da equipe, colocando no diminutivo, se tornou um dos mais comentados nas redes sociais. 

A briga pelas Ilhas Malvinas 

A briga pelo arquipélago de quase 4 mil habitantes próximo da costa argentina não é de agora: registradas por um britânico em 1690 e colonizadas por franceses em 1764, as ilhas já foram disputadas dez vezes.

A Argentina tentou estabelecer o comando das Malvinas duas vezes e, em 1982, o conflito do país contra a Grã-Bretanha ficou conhecido como a Guerra das Malvinas.

Buenos Aires chegou a ter posse do arquipélago por dois meses, mas, em julho de 1982, Londres recuperou o controle do pedaço que tinha desde 1833.

Publicidade

A Guerra das Malvinas resultou na morte de 649 militares argentinos e 255 britânicos, além de 3 civis residentes nas ilhas. Até hoje, a Argentina não digeriu a derrota para o país europeu.

Sem confrontos brasileiros! Conheça os grupos da Copa Libertadores da América de 2024 Sem confrontos brasileiros! Conheça os grupos da Copa Libertadores da América de 2024

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se