Real Madrid reencontra Kashima Antlers, que quase o superou na final em 2016

18 dez 2018 - 20h31
(atualizado em 19/12/2018 às 11h00)

O Real Madrid irá reencontrar um velho conhecido nesta quarta-feira, às 14h30 (de Brasília), no Estádio Xeique Zayed, em Abu Dhabi, Emirados Árabes. A equipe merengue irá enfrentar o Kashima Antlers, adversário da final do Mundial de Clubes de 2016, na semifinal da edição deste ano. Há dois anos, o time japonês chegou a estar vencendo a grande decisão, mas não conseguiu segurar a pressão durante a prorrogação e acabou derrotado por 4 a 2.

Naquela ocasião, Benzema abriu o placar logo aos nove minutos e parecia que a equipe então comandada por Zinedine Zidane garantiria o título com facilidade. No entanto, Gaku Shibasaki seria a estrela da partida. Em um cruzamento na área, o meia dominou mal, mas conseguiu finalizar cruzado para superar Keylor Navas e deixar a marcador igualado antes do intervalo, levando a torcida da casa à loucura.

Publicidade

O gol da virada viria no início da segunda etapa com um belo arremate de Shibasaki, que atualmente defende o Getafe da Espanha. Apesar disso, a alegria dos japoneses durou pouco e um pênalti convertido por Cristiano Ronaldo garantiu o placar de 2 a 2 e levou a partida para a prorrogação. Antes do final do tempo regulamentar, o árbitro Janny Sikazwe, da Zâmbia, tomou uma decisão polêmica ao não mostrar o segundo amarelo para o zagueiro Sergio Ramos, que matou o contra-ataque do Kashma.

Na prorrogação, Cristiano Ronaldo mostrou por que era o dono do Real Madrid. Primeiro, Benzema o colocou nas costas da defesa e a virada veio. Antes do final da primeira etapa do tempo extra, a partida já estava definida com outro tento anotado pelo português, que foi eleito o melhor atleta da competição e ainda foi o artilheiro.

2016 x 2018

Publicidade

Dessa vez, o confronto terá algumas diferenças. As duas equipes se enfrentam na semifinal após o Kashima Antlers ter eliminado o Chivas, do México, sendo que em 2016 os japoneses tiraram o Atlético Nacional que encantou a América do Sul na semifinal. Já o Real Madrid, naquela ocasião, chegou à final depois de superar o América-MEX. Além disso, os dois grandes nomes da partida não estarão em campo. Cristiano Ronaldo agora defende a Juventus e Shibasaki atua no futebol espanhol.

Os treinadores também são outros: Santiago Solari substituiu Julen Lopetegui, que era o substituto de Zidane, e Go Oiwa, que era auxiliar-técnico, agora é comandante da esquadra nipônica, sendo o sucessor de Masatada Ishii. No entanto, grande parte da base do elenco da equipe japonesa foi mantida, com apenas quatro titulares saindo e o mesmo acontece com os espanhóis, que só não tem CR7 da sua formação titular em relação há dois anos atrás.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se