Após 24 anos da sua estreia no futebol profissional, Thiago Silva ainda se mantém presente na elite do futebol europeu, jogando no Porto, em Portugal. Aos 41 anos e 3 meses, o brasileiro se tornou o jogador mais velho a atuar pelos Dragões, quebrando o recorde do ídolo português Pepe.
Estreando-se no futebol profissional pelo RS Futebol, agora chamado de Pedrabranca Futebol Clube, em 2002, Thiago Silva iniciava a sua carreira aos 17 anos e, ao contrário do que alguns possam pensar, sua posição de origem foi como meio campista, e não como zagueiro. Aos 19 anos, Thiago estava no Juventude, lugar este onde sua transição para a zaga foi concretizada, o que rendeu ao atleta o prémio de "Jogador Revelação da Temporada".
Ainda em 2004, Thiago Silva se transferiu para o a equipe B do FC Porto, onde ficou somente durante uma temporada europeia (2004/2005). Mais de duas décadas depois, o zagueiro retornou a Portugal para vestir a camisa dos Dragões, desta vez, estreando pelo time principal e, consequentemente, quebrando o recorde antes retido por outro zagueiro: Pepe.
Em 21 de abril de 2024, Pepe se tornava o jogador mais velho a vestir a camisa do Porto, com 41 anos, 1 mês e 26 dias. Assim, no último dia 14 de janeiro de 2026, quando jogava frente ao SL Benfica, Thiago Silva estreou pelos Dragões com uma vitória de 1 a 0, para além de se tornar o jogador mais velho da história do clube, aos 41 anos, 3 meses e 23 dias, superando os números do antigo capitão portista. Desde então, portais como o MaisFutebol - IOL descreveram Thiago "como vinho do Porto", fazendo a alusão de que quanto mais velho, melhor fica.