Titular da Seleção tem lesão e vira desfalque antes da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira terá um desfalque importante nos amistosos de março após a confirmação de uma lesão muscular que afasta um dos titulares do meio-campo por cerca de oito semanas.

13 fev 2026 - 19h56
(atualizado às 19h59)
(
(
Foto: Chung Sung-Jun/Getty Images / Esporte News Mundo

A lesão de Bruno Guimarães caiu como um balde de água fria na reta final de preparação da Seleção para a Copa do Mundo de 2026. Com ruptura no músculo posterior da coxa esquerda, o volante deve ficar cerca de oito semanas fora e está descartado dos amistosos de março contra França e Croácia. Titular absoluto ao lado de Casemiro, ele deixa uma lacuna importante no meio-campo de Carlo Ancelotti.

Bruno Guimarães –
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Esporte News Mundo

A opção mais conservadora é João Gomes, do Wolverhampton. Intenso na marcação, com fôlego para cobrir os laterais e proteger Casemiro, ele agrada pelo perfil combativo — embora não tenha o mesmo refinamento no passe para organizar a saída de bola.

Publicidade

Se a ideia for manter qualidade técnica e chegada ao ataque, Douglas Luiz surge como alternativa forte. Em boa fase na Itália, ele oferece passe longo, chute de média distância e bolas paradas perigosas. Por outro lado, pode deixar o setor menos físico em um confronto mais intenso, como contra a França.

Douglas Luiz –
Foto: Rafael Ribeiro / CBF / Esporte News Mundo

Outra possibilidade é André, nome que agrada parte da torcida pela capacidade de girar o jogo sob pressão e controlar o ritmo. Seria o teste definitivo em cenário de alto nível, mas Ancelotti costuma priorizar jogadores com maior rodagem em grandes ligas para duelos desse porte.

Correndo por fora está Éderson, da Atalanta. Com perfil "box-to-box", ele combina força física e chegada ao ataque, encaixando bem em um modelo de transição rápida.

No departamento médico, Bruno Guimarães tem retorno previsto para a segunda quinzena de abril e, se recuperar bem, segue confirmado para a Copa. Éder Militão deve voltar no fim de março. Já Neymar, em transição física e atuando pelo Al-Hilal, ainda é dúvida dependendo da forma que apresentar na reta final da temporada.

Publicidade

O calendário pré-Copa prevê Brasil x França no dia 26 de março, em Miami, e Brasil x Croácia no dia 31, em New Jersey. A convocação final acontece entre maio e junho.

Perder Bruno agora é um problema, mas também uma oportunidade. Contra a França, a tendência é um meio-campo mais pegador, com João Gomes. Diante da Croácia, que valoriza a posse, Douglas Luiz ou André podem ganhar a chance de mostrar que o "Plano B" pode virar solução.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações