Palmeiras e árbitros terão mesmo patrocínio, e FPF ironiza

Crefisa e Faculdade das Américas (FAM), que também patrocinam o Palmeiras, vão estampar suas marcas nos uniformes da arbitragem no mata-mata do Campeonato Paulista

9 abr 2015 - 15h47
(atualizado às 16h01)

O que era para ser apenas o anúncio de um patrocínio de camisa acabou virando dor de cabeça para a Federação Paulista de Futebol. Tudo porque a Crefisa e a Faculdade das Américas (FAM), patrocinadoras do Palmeiras, também estamparão a sua marca nos uniformes dos árbitros durante a reta final do Campeonato Paulista. Para o coronel Marcos Marinho, diretor de prevenção e segurança da FPF, é impossível evitar que tal conflito de interesses ocorra.

"Temos a camisa da Penalty, que patrocina diversos times, e antes tínhamos a Topper, que vestiu o Grêmio. O que vamos fazer, então? Não usar camisas nos jogos?", disse Marinho em contato com o Terra .

Publicidade
<p>Crefisa e FAM, que patrocinam o Palmeiras, também estamparão suas marcas nas camisas dos árbitros no mata-mata do Paulista</p>
Crefisa e FAM, que patrocinam o Palmeiras, também estamparão suas marcas nas camisas dos árbitros no mata-mata do Paulista
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

Pelo regulamento da Fifa, os árbitros podem ter patrocínios em seus uniformes, desde que não se configure um conflito de interesses com nenhum dos times participantes. O Palmeiras não fala oficialmente em números, mas especula-se que o valor anual de contrato com a Crefisa seja de R$ 23 milhões - que, somados aos patrocínios da FAM, da Prevent Senior e da TIM, renderão mais de R$ 50 milhões para o clube.

Edu Gaspar, diretor de futebol do Corinthians, foi questionado sobre uma possível polêmica envolvendo os árbitros por causa dos patrocínios durante a reunião que definiu as datas das quartas de final do Campeonato Paulista, e se recusou a pensar em tal possibilidade. "Acho que não, até porque seria a morte do futebol caso a integridade do árbitro fosse afetada por causa disso", comentou.

No Facebook, o Palmeiras se manifestou e também minimizou a polêmica:

Publicidade
 

NOTA OFICIALCom relação ao patrocínio da Crefisa e da Faculdade das Américas - FAM no uniforme dos árbitros nas finais...

Posted by Sociedade Esportiva Palmeiras on Quinta, 9 de abril de 2015

Protestos e TV influenciaram datas das quartas

Marinho também falou sobre a definição das datas do Campeonato Paulista. De acordo com o diretor da FPF, o pedido da Polícia Militar para evitar partidas na tarde de domingo por causa dos protestos contra o governo foi um dos motivos para Corinthians e São Paulo jogarem no sábado, mas também houve um esforço para atender os interesses da televisão.

Acordo sobre os horários das partidas dos grandes de São Paulo saiu em rápida reunião nesta quinta-feira
Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press

"Claro que há o interesse da TV. Nós sempre temos conversas para conciliar os interesses, seja em jogos de Corinthians, São Paulo, Palmeiras ou Santos", afirmou. Havia a expectativa de que o Corinthians jogasse na manhã de domingo, com o Palmeiras fazendo a sua partida apenas na segunda-feira.

O time do Parque São Jorge jogará às 16h20 do sábado, contra a Ponte Preta, na Arena Corinthians, enquanto o São Paulo enfrentará o Red Bull ás 18h30 do mesmo dia, no Morumbi. Já no domingo, o Palmeiras receberá o Botafogo-SP no Allianz Parque às 11h, enquanto o Santos jogará contra o XV de Piracicaba às 16h na Vila Belmiro.

Publicidade

Apesar de o Campeonato Paulista ter uma cláusula vetando jogos decisivos dos grandes na cidade de São Paulo no mesmo dia, a FPF acredita que não devem ocorrer maiores problemas entre corintianos e são-paulinos. "Já tivemos outras vezes dois jogos no mesmo dia e sem maiores incidentes, até porque desta vez serão duas partidas com praticamente torcida única", comentou Marinho.

Fonte: EFuroni Conteúdo Editorial
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se