URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

FPF define mandos em 5min, e Palmeiras aprova jogo de manhã

9 abr 2015 - 14h36

O que prometia ser uma reunião cercada de tensão acabou com tudo sendo definido em menos de cinco minutos, pelo menos oficialmente. A decisão sobre as datas das partidas das quartas de final do Campeonato Paulista foi feita nesta quinta-feira assim que as portas da sala de reunião da Federação Paulista de Futebol foram fechadas, para o encontro dos dirigentes envolvidos na competição.

O encontro estava marcado para as 11h, na sede da Federação Paulista, mas apenas o diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, e do Corinthians, Edu Gaspar, chegaram antes do horário estipulado. Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, chegou por volta das 11h20, mas entrou na reunião por um acesso alternativo.

Publicidade
Paulo Nobre aceitou rapidamente que o Palmeiras jogasse no domingo de manhã
Paulo Nobre aceitou rapidamente que o Palmeiras jogasse no domingo de manhã
Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press

Antes da reunião, enquanto o corintiano Edu fez coro à posição do técnico Tite de que o clube teria um grande prejuízo técnico caso jogasse no domingo às 11h da manhã, o palmeirense Mattos não mostrou preocupação alguma com o horário - até pelo motivo de a equipe alviverde ter jogado de manhã no dia 15 de março, contra o XV de Piracicaba.

Quem representou o São Paulo foi o gerente Gustavo Oliveira, enquanto o presidente Modesto Roma Júnior defendeu os interesses do Santos. Modesto, inclusive, entrou na sala de reuniões quando a porta já estava perto de ser fechada.

Apesar de todo o atraso, a decisão sobre os mandos foi feita em menos de cinco minutos. O encontro dos dirigentes teve início às 11h45. Às 11h50, a Federação Paulista já anunciava as datas e os horários dos confrontos do fim de semana, enquanto as portas da sala de reunião ainda estavam fechadas.

Ex-meio-campista do Corinthians, Edu Gaspar é gerente de futebol do Corinthians
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Apesar de o regulamento do Campeonato Paulista vetar dois clubes da cidade de São Paulo jogarem no mesmo dia durante as quartas de final, Corinthians e São Paulo jogarão no sábado. O jogo na Arena Corinthians será às 16h20, enquanto a partida do Morumbi ocorrerá às 18h30. A decisão foi um pedido da Polícia Militar, que disse ser capaz de organizar o policiamento nos dois estádios para evitar o encontro de torcedores, dada a distância entre eles.

Publicidade

Por causa dos protestos que ocorrerão na cidade no domingo, o Palmeiras jogará às 11h, enquanto o Santos disputará a sua partida na Vila Belmiro às 16h do mesmo dia.

"Era um problema de segurança pública. Se houve de ocorrer os jogos do Corinthians e do São Paulo no mesmo dia, é porque eles estão muito bem coordenados na questão de segurança pública, coisa em que nós dos clubes não podemos muito interferir", afirmou Edu Gaspar. Gustavo Oliveira confirmou que a decisão dos mandos ocorreu por acordo entre os clubes.   

Santos, de Modesto Roma Jr., vai jogar no domingo, às 16h (de Brasília)
Foto: Divulgação Santos FC

A decisão vai de encontro ao que era planejado inicialmente. A ideia da federação era que o clube alvinegro jogasse na manhã de domingo, enquanto o Palmeiras atuaria apenas na noite de segunda-feira. A equipe do Parque São Jorge foi publicamente contra tal alternativa, com o técnico Tite inclusive a criticando após empate com o XV de Piracicaba.

Ficou para o Palmeiras jogar novamente no horário das 11h. "Prevaleceu uma questão de bom senso, para todo mundo jogar no seu estádio. Há um problema público que a gente vai viver novamente no domingo, com a manifestação", disse Mattos sobre a decisão.

Publicidade

Já Nobre deu a entender que a campanha alviverde, a pior entre os quatro grandes, foi o que motivou o clube a jogar no horário alternativo. "O Palmeiras foi o último dos quatro grandes, então não pudemos escolher. Jogar em casa já é uma coisa superimportante. Nós já tivemos uma experiência que foi bem sucedida, e eu tenho certeza absoluta de que o palmeirense vai lotar o Allianz Parque", disse o presidente do Palmeiras.

Interino vê Wesley como trunfo para futuro do São Paulo
Video Player
Fonte: EFuroni Conteúdo Editorial
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações