Tudo pelo G4: veja quem tem chances de chegar à Libertadores

Santos, Internacional, São Paulo e Palmeiras brigam pelo quarto lugar, mas surpresas e outros campeonatos podem mudar classificação

27 out 2015 - 07h14
(atualizado às 12h50)

Faltam seis rodadas para o fim do Campeonato e a briga pela classificação para a Libertadores 2016 é tranquila para os três primeiros colocados, com Corinthians (já matematicamente classificado), Atlético-MG e Grêmio (ambos com mais de 90% de chances de irem para o torneio continental). Porém a situação não é tão confortável para os times que disputam a quarta colocação do Brasileiro, que garante vaga para a fase preliminar da Libertadores.

A diferença do Santos, atual quarto lugar, para a Ponte Preta, que ocupa a nona colocação, é de apenas três pontos, e a próxima rodada pode dar uma bagunçada no meio de tabela. São Paulo e Sport se enfrentam no Morumbi, e Santos e Palmeiras, que também brigam por vaga na final da Copa do Brasil, fazem o clássico na Vila Belmiro. A rodada também tem Atlético-MG e Corinthians em Belo Horizonte, que pode decretar um distanciamento de 11 pontos do líder para o vice.

Publicidade

Outros fatores também podem alterar a classificação para a Libertadores. Caso Santos, Palmeiras ou São Paulo vençam a Copa do Brasil, e terminem em 4º lugar, o G4 vira G5, e o quinto lugar se classifica. O quadro se inverte no caso da Chapecoense ou Atlético-PR vencer a Copa Sul-americana. A vitória de um brasileiro no torneio elimina a quarta vaga da Libertadores pelo campeonato nacional, transformando o G4 em G3.

O iframe foi feito por Dedo Jr. (Acesse: dedo3006.wix.com/portfolio) Obrigado!

Classificação do Brasileirão Série A

Times P J V SG
1 Corinthians >>   70 32 21 33
2 Atlético Mineiro >>   62 32 19 20
3 Grêmio >>   56 32 16 16
4 Santos >>   50 32 14 15
5 São Paulo >> Subiu1 50 32 14 5
- Libertadores - Pré-Libertadores
P - Pontos / J - Jogos / V - Vitórias / SG - Saldo de Gols
veja a tabela completa >

Veja abaixo as chances de cada time pelo quarto lugar no Brasileiro:

Santos

Publicidade

50 Pontos - 33% de chance de Libertadores*

Próximos confrontos: Palmeiras (casa), Joinville (fora), Flamengo (casa), Coritiba (fora), Vasco (fora), Atlético-PR (fora)

O Santos, que chegou a aparecer na zona de rebaixamento nas primeiras rodadas, terá a missão de se manter em quarto lugar após uma ótima ascenção na tabela. A próxima partida será contra outro candidato à classificação, e possível adversário numa final de Copa do Brasil: o Palmeiras. Depois disso, o Santos terá que provar sua força dentro de casa contra o Flamengo e o Atlético-PR, e visitará times que lutam para sair da zona de rebaixamento: Joinville, Coritiba e Vasco.

Empate com Figueirense não tirou o quarto lugar do Santos
Empate com Figueirense não tirou o quarto lugar do Santos
Foto: Rodrigo Coca/Agência Eleven / Gazeta Press

Internacional 

50 Pontos - 24% de chances de Libertadores

Próximos confrontos:

Goiás (fora), Ponte Preta (casa), Chapecoense (fora), Grêmio (casa), Fluminense (fora), Cruzeiro (casa)

Publicidade

Figurando no meio da tabela por quase todo campeonato, o Inter alcançou sua melhor colocação nesta rodada, porém entra em desvantagem com Santos e São Paulo pelo saldo de gols. O time gaúcho terá pela frente dois concorrentes diretos pelo quarto lugar e o Grêmio, que, além de já estar estatisticamente classificado, goleou o rival no primeiro turno. Outra "pedra no sapato" pode ser a Chapecoense, que briga para não cair, mas que incomoda o torcedor colorado desde o ano passado, quando goleou os gaúchos, e pelo empate sem gols na 16ª rodada.

Inter venceu o Joinville em casa e empatou com Santos e São Paulo, todos com 50 pontos
Foto: Ricardo Duarte/Internacional

São Paulo 

50 pontos - 22% de chances de Libertadores

Próximos confrontos:

Sport (casa), Cruzeiro (fora), Atlético-MG (casa), Corinthians (fora), Figueirense (casa), Goiás (fora)

Com Osorio deixando o time numa situação confortável na tabela, São Paulo tem como missão se manter na briga pela Libertadores no Brasileiro, já que uma classficação para a final da Copa do Brasil ganha ares de milagre após a derrota no primeiro jogo. Porém a tabela não é muito favorável ao clube paulista nos próximos jogos. O primeiro desafio é o Sport, que também briga por uma vaga no g4. Na sequência, encara os dois clubes mineiros: o Cruzeiro, que tenta salvar o ano após quase aparecer no Z4, e o Atlético-MG, que segue na briga pela liderança. O próprio líder vem em seguida, em jogo que pode bagunçar o topo da tabela, ou decretar o título ao Corinthians. Nas últimas rodadas terá que conter Figueirense e Goiás, que lutam para sair da zona da degola.

Publicidade
São Paulo também chegou aos 50 pontos, mas perde do Santos pelo saldo de gols
Foto: Alexandre Schneider / Getty Images

Palmeiras

48 pontos - 12% de chances de Libertadores

Próximos confrontos:

Santos (fora), Vasco (casa), Atlético-PR (fora), Cruzeiro (casa), Coritiba (casa), Flamengo (fora)

Com os dois últimos jogos com o time reserva em campo, Marcelo Oliveira deixou claro que apostará suas fichas no título da Copa do Brasil. O Palmeiras tem enfrentado dificuldades desde a vitória em cima do Grêmio, e alcançou apenas uma vitória nas últimas cinco partidas. O Palmeiras tem pela frente uma sequência equilibrada, pelo menos na teoria. A fama de dar pontos para times que estão na outra ponta da tabela desanima a torcida, e o alviverde enfrenta Vasco e Coritiba, ambos em casa. Além deles, três clubes que tentam se firmar neste final de campeonato enfrentam o Palmeiras: Atlético-PR, Cruzeiro e Flamengo. Porém, o jogo mais importante da sequência acontece já na próxima rodada. O clássico com o Santos pode ser responsável pela volta do Palmeiras pela briga ou por decretar a vantagem santista dentro do g4.

Derrota para o Sport custou caro ao Palmeiras, que caiu para oitavo lugar
Foto: Pedro Martins/Agif / Gazeta Press

Sport

49 pontos - 10% de chances de Libertadores

Publicidade

Próximos confrontos:

São Paulo (fora), Grêmio (casa), Cruzeiro (fora), Atlético-PR (casa), Corinthians (casa), Ponte Preta (fora)

O Sport chegou a ser líder por algumas rodadas no começo do campeonato, mas acabou amargando algumas derrotas e chegou a aparecer em 11º. Surpreeender é a missão do clube pernambucano nestes últimos jogos. Além de reaparecer na briga pela Libertadores, o Sport enfrenta alguns times que também disputam a vaga, como São Paulo e Ponte Preta. O fator casa será posto a prova nestes próximos jogos. O Sport tem o quarto melhor aproveitamento em casa no Brasileiro, e receberá Grêmio, Atlético-PR e Corinthians na Ilha do Retiro.

Sport subiu duas colocações com a vitória em cima do Palmeiras
Foto: Daniel Vorley/ Agif/Gazeta Press

Ponte Preta

47 pontos - 6% de chances de Libertadores

Próximos confrontos

: Ponte Preta (casa), Internacional (fora), Figueirense (casa), Flamengo (fora),

Publicidade
Avaí

(fora), Sport (casa)

Pleitando uma classificação inédita para a Libertadores, a Ponte Preta já esteve em situação mais confortável no campeonato. Com campanha semelhante ao sport, o clube campineiro teve um começo de campeonato chegou a ocupar a vice-liderança, mas caiu na tabela após resultados negativos. A pior posição da Ponte foi um 15º, mas desde então a situação melhorou, alcançando um oitavo lugar. As chances de chegar a um G4 existem e a missão ponte-pretana também é de surpreender seus adversários, sendo os três catarinenses que brigam para sair do Z4 (Joinville, Figueirense e Avaí) e outros dois confrontos diretos pelo quarto lugar: Internacional e Sport.

Ponte Preta sofreu sua primeira derrota após sete vitórias seguidas
Foto: Marcello Zambrana/Agif / Gazeta Press

Flamengo e Cruzeiro

44 pontos - 2% e 1% de chances, respectivamente

Próximos confrontos do Flamengo:

Grêmio (fora), Goiás (casa), Santos (fora), Ponte Preta (casa), Atlético-PR (fora), Palmeiras (casa)

Próximos confrontos do Cruzeiro: Avaí (fora), São Paulo (casa), Sport (casa), Palmeiras (fora), Joinville (casa), Internacional (fora)

Publicidade

De um lado um time que conseguiu uma ótima arrancada em poucas rodadas, e outro que quase chegou a zona de rebaixamento e não conseguiu avançar muito no campeonato. Tanto Flamengo e Cruzeiro possuem chences matemáticas de chegar ao G4, mas ambos dependem da sorte e da combinação de resultados para alcançar tal feito. Outro fato em comum entre os dois times é tabela que terão até o fim do campeonato, repleta de confrontos diretos pela quarta vaga. Para o Cruzeiro, os méritos pelo meio de tabela são do trabalho de Mano Menezes, que encontrou equilíbrio no time. Para o Flamengo, que chegou a ficar em quarto lugar, fica um gosto amargo por não conseguir manter os resultados positivos.

*projeções feitas pelo site www.infobola.com.br

Flamengo vem de três derrotas e conta com "milagre" para voltar ao G4
Foto: Pedro Martins/Agif / Gazeta Press
Veja o gol de Internacional 1 x 0 Joinville pelo Brasileiro
Video Player
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações