Athletico Paranaense é declarado patrimônio cultural imaterial do Paraná

Lei sancionada pelo governo atualiza a grafia oficial do clube e adiciona o Dia Estadual do Athletico no calendário oficial do Paraná

11 dez 2025 - 20h42
(
(
Foto: Yan Guimarães/Athletico / Esporte News Mundo

O Estado do Paraná declarou o  Club Athletico Paranaense como integrante oficial o patrimônio cultural imaterial, de acordo com a Lei nº 22.897, aprovada pela Assembleia Legislativa no início deste mês, e recebeu sanção do governador Carlos Roberto Massa Junior na última quarta-feira.

Essa atualização altera a Lei nº 15.461/2007 para ajustar a grafia do nome do clube, ajustando-a à mudança adotada em 2018, e reafirma o dia 26 de março como o Dia Estadual do Club Athletico Paranaense, incorporando a data ao Calendário Oficial de Eventos do Paraná.

Publicidade

— O Athletico é muito mais do que um time de futebol: é parte viva da história e da cultura do nosso estado. Ao reconhecê-lo como Patrimônio Cultural Imaterial, o Paraná reafirma a grandeza do clube e o elo profundo que ele mantém com sua torcida. Atualizar a lei significa respeitar essa trajetória e dar à instituição o destaque que ela merece na identidade paranaense — declarou o deputado Delegado Tito Barichello, um dos autores da proposta.

Dentro de campo, o Athletico garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e voltará à elite em 2026, e na próxima temporada também disputará o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil.

O elenco está em período de férias desde o encerramento da Série B, no fim de novembro, a  reapresentação de forma virtual já está marcada para 24 de dezembro, porém o clube só retorna na modalidade presencial em 2 de janeiro de 2026.

Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações