Oferecimento

Confronto entre polícia e manifestantes marca protesto contra Jogos em Milão

Agentes usaram canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar grupo

7 fev 2026 - 16h56

Um grupo de manifestantes entrou em conflito com a polícia italiana neste sábado (7), em Milão, durante um protesto contra os Jogos Olímpicos de Inverno que acontece na Itália até o dia 22 de fevereiro.

    Segundo as autoridades, os manifestantes lançaram pedras e fogos de artifício contra os agentes de segurança, que responderam com o uso de canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar o grupo. A ação resultou na detenção de vários participantes do protesto.

Publicidade

    O grupo de militantes se separou da marcha na região de Corvetto e seguiu em direção ao Anel Viário Leste, onde o confronto com a polícia foi registrado. A marcha teve início na Porta Romana e foi organizada pelo Comitê Olímpico Insustentável, que critica os impactos sociais e ambientais do evento esportivo.

    Segundo os organizadores, mais de três mil pessoas participavam do protesto no início da tarde, com expectativa de aumento ao longo do percurso. À frente do protesto, uma grande faixa assinada pelo Comitê Olímpico Insustentável trazia a frase: "Vamos retomar nossas cidades, vamos libertar as montanhas".

    Antes da saída da marcha, os manifestantes também realizaram um flash mob, cantando e exibindo árvores de papelão, em referência às árvores derrubadas para a construção da pista de bobsleigh em Cortina.

    Além disso, uma faixa com os dizeres "ICE fora de Milão" foi exibida em um prédio da Via Benaco, a poucos quarteirões da Vila Olímpica. A ação foi realizada por ativistas do centro social "Cantiere", que subiram em um andaime e, ao chegarem ao topo do edifício, estenderam a fita.

Publicidade

    O gesto integra as críticas à presença do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) como parte das medidas de segurança relacionadas aos Jogos.

    Outra mobilização foi registrada na passarela do antigo Scalo di Porta Romana: manifestantes lançaram fogos de artifício e bombas de fumaça em direção à área da Vila Olímpica. No local, também foram exibidas duas faixas com as mensagens "Binário é para trens" e "Força, atletas trans". .

TAGS
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações