Botafogo volta a enfrentar o Criciúma após quase uma década

As duas equipes não se enfrentam desde 2015

22 jun 2024 - 08h03
(atualizado às 08h03)
Último jogo entre Botafogo e Criciúma.
Último jogo entre Botafogo e Criciúma.
Foto: Vitor Silva / SSPress / Esporte News Mundo

Nove anos depois, Botafogo e Criciúma voltam a se enfrentar, desta vez pela Série A do Brasileirão. As duas equipes não se enfrentavam em uma competição oficial desde o ano de 2015, quando se enfrentaram em duas ocasiões pela Série B daquele ano.  

No último encontro entre as duas equipes, em novembro de 2015, o Tricolor Carvoeiro levou a melhor sobre o Alvinegro e venceu por 1 a 0, com gol do atacante Maurinho, com isso, a equipe catarinense adiou retorno do time da estrela solitária para a Série A de 2016. Fora isso, o resultado também ajudou a equipe catarinense a escapar da zona de rebaixamento.

Publicidade

Neste período ambas as equipes passaram por muitas coisas. O Botafogo foi campeão da Série B daquele ano, e de quebra ainda voltou para a Série A, em seu primeiro ano de volta à elite do futebol brasileiro se classificou e jogou uma Libertadores e se manteve na primeira mesmo com problemas financeiros até 2020, quando foi rebaixado para a segunda divisão, onde ficou apenas um ano e voltou ao primeiro escalão do futebol brasileiro no ano seguinte. Logo depois disso, o Glorioso teve seu futebol comprado por John Textor que ajudou a equipe a evoluir dentro de campo e fora dele, melhorando a estrutura do clube e fazendo com que o Alvinegro voltasse a brigar na parte de cima do Brasileirão. 

O Criciúma também passou por um mar de acontecimentos desde o último confronto com o Alvinegro. O Tigre permaneceu na segunda divisão até o ano de 2019, quando foi rebaixado para a Série C, onde permaneceu por dois anos. Em 2021, sob o comando de Claudio Tencati, que está no cargo até hoje, a equipe catarinense voltou para a Série B, e ficou lá por dois anos. No ano passado, o Tricolor Carvoeiro voltou para a elite do futebol nacional após terminar em terceiro lugar. 

Em sua volta à elite após 10 anos ausente, o Tigre ocupa a décima quarta colocação da competição com nove pontos conquistados em oito jogos, dois a menos que as demais equipes da divisão. A equipe de Tencati conquistou bons resultados na competição, como, por exemplo: a goleada histórica aplicada no Vasco em São Januário. 

Ao longo da história as duas equipes se enfrentaram em 14 oportunidades, com o Alvinegro levando a melhor no confronto com seis vitórias, além de quatro vitórias do Tricolor Carvoeiro e quatro empates entre as duas equipes.  

Publicidade

Após nove anos, Botafogo e Criciúma voltam a se encontrar, dessa vez em partida válida pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, às 16h00.  

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se