Saiba quem foram os pilotos de Fórmula 1 que competiram nos Jogos Olímpicos de Inverno

Poucos pilotos conseguiram atuar na Fórmula 1 e nos Jogos Olímpicos de Inverno, conectando o automobilismo aos esportes de gelo

7 fev 2026 - 13h20
Foto: Reprodução / Fórmula 1

A relação entre a Fórmula 1 e os Jogos Olímpicos de Inverno revela histórias curiosas de atletas que levaram a busca por velocidade além do asfalto. Estamos acostumados a ver diversas personalidades carregando a tocha, como foi o caso do piloto da Mercedes, Kimi Antonelli, e do CEO da F1, Stéfano Domenicali, ambos italianos. Com isso, ao longo da história, apenas alguns pilotos conseguiram competir tanto na principal categoria do automobilismo mundial quanto em modalidades olímpicas disputadas no gelo.

DIVINA GALICIA: ESQUI ALPINO E DE VELOCIDADE

Foto: Reprodução / Team GB

Sendo uma das cinco mulheres que pilotaram Um Fórmula 1 durante um fim de semana de GP, Divina Galicia é considerada uma das maiores esquiadores da Grã-Bretanha. Com apenas 19 anos, participou dos Jogos Olímpicos de 1964, onde competiu nas provas de slalom, slalom gigante e downhill. Já em 1968, Galicia competiu as mesmas modalidades nos Jogos de Grenoble, conquistando o oitavo lugar na prova de slalom gigante.

Publicidade

Em 1972, foi onde Galicia teve o seu melhor resultado. Os Jogos de Sapporo era a sua terceira olimpíada consecutiva, foi lá que a britânica alcançou a sétima posição com o slalom gigante.Em paralelo, ela construía a sua carreira no automobilismo.

Foi no ano de 1976, durante o GP da Grã-Bretanha, pilotando um Surtees TS16, que Divina Galicia fez a sua estreia como pilota. A britânica não conseguiu se classificar para essa corrida e para as outras duas que correu em 1978. Mesmo assim, Galicia continuou no automobilismo em outras categorias antes de fazer o seu retorno aos esportes olímpicos.

Nos Jogos de Albertville, em 1992, Divina competiu na modalidade de esqui de velocidade. Com um legado no asfalto e no gelo, a atleta ainda se mantém envolvida com os esportes, principalmente com o automobilismo.

ALFONSO DE PORTAGO: BOBSLEIGH

Foto: Reprodução / X

Piloto da Ferrari entre os anos de 1956 e 1957, Alfonso de Portaglo é um exemplo de atleta que se destacou tanto no bobsleigh quanto na Fórmula 1. O piloto espanhol participou de c cinco corridas com a equipe italiana e subiu ao pódio em sua temporada de estreia, onde terminou em segundo lugar no Grande Prêmio da Grã-Bretanha.

Publicidade

Foi durante a sua primeira passagem pela Fórmula 1 que de Portago, juntamente de seus primos, representou a Espanha nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1956, em Cortina d’Ampezzo, onde quase alcançou o pódio na prova de duplas. Já nas provas de quatro homens, de Portago terminou em nono lugar. A carreira de Alfonso de Portago, tanto nas pistas quanto na neve, foi interrompida precocemente. Em meados de 1957, durante a Mille Miglia, ele sofreu um grave acidente que resultou em sua morte.

BOB SAID: BOBSLEIGH

Foto: Reprodução / X

O norte-americano Bob Said, além de ter participado de uma corrida de Fórmula 1, também deixou sua marca no bobsligh. Antes de iniciar sua carreira nas pistas, Said representou os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Grenoble, em 1968, onde competiu contra o piloto de Fórmula 1 Robin Widdows.  Com uma estreia promissora, Said terminou em 10º lugar. Quatro anos depois, ele retornou para sua segunda edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sapporo, em 1972.  Diferentemente de sua primeira participação, Said terminou em 14º lugar na prova de quatro homens e em 19º na prova de duplas.

Nas pistas, Bob Said participou de apenas uma corrida, o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1969. Infelizmente, sua participação foi breve, pois ele rodou e teve que abandonar a prova ainda na primeira volta.

ROBIN WIDDOWS: BOBSLEIGH

Foto: Reprodução / X

Assim como Bob Said, o piloto britânico participou de apenas uma corrida de Fórmula 1.  A história deles é bastante semelhante. No Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1968, Widdows teve um problema de ignição em seu Cooper BRM, o que o obrigou a abandonar a corrida.  Vale destacar que sua trajetória nos esportes olímpicos começou antes mesmo de sua estreia na Fórmula 1.

Publicidade

Quatro anos antes, Widdows já havia alcançado um feito notável no bobsleigh. Nos Jogos de Innsbruck de 1964, o britânico terminou em 13º lugar. Quatro anos depois, em Grenoble, ele melhorou sua posição, terminando em sétimo.

SIMONA DE SILVESTRO: BOBSLEIGH

Foto: Reprodução / X

Com experiência na IndyCar e na Fórmula E, Simona de Silvestro foi confirmada como participante dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina 2026. Ex-piloto de testes da Sauber na Fórmula 1, ela tem uma trajetória marcante no automobilismo e agora representará a Itália nas competições de monobob e de duplas.

 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações