As equipes de Fórmula 1 se preparam para o GP de São Paulo com disputas por posições importantes no grid; Norris, da McLaren, larga na pole, seguido por Antonelli, Leclerc e Piastri, enquanto outras equipes enfrentam desafios em busca de pontos.
O fim de semana de automobilismo está perto de seu momento decisivo. Com o grid definido, os pilotos voltam à pista no Autódromo apenas para a derradeira corrida do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, às 14h (horário de Brasília), deste domingo, 9.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Até o momento, as atividades na capital paulista ficaram marcadas pelo acidente de Gabriel Bortoleto, da Sauber, na última volta da Sprint, e pela perseguição de Kimi Antonelli, da Mercedes, a Lando Norris, da McLaren, pela ponta do grid.
Além disso, a sexta e o sábado em Interlagos também mostraram um desenho do que o fã de automobilismo pode esperar do GP de São Paulo.
- McLaren: o ponto baixo da equipe britânica foi o abandono de Oscar Piastri na Sprint deste sábado. Ainda assim, os fãs do australiano e de Lando Norris têm motivos de sobra para esperar um domingo com vitória.
Isso porque Norris vai largar da pole position, com Piastri na quarta colocação. Antonelli, da Mercedes, e Charles Leclerc, da Ferrari, estarão entre eles.
- Mercedes: com Antonelli, a equipe de Brackley estará na luta pelo topo do pódio. Fã declarado de Ayrton Senna, o estreante italiano brilhou ao longo do fim de semana. Ele terminou a Sprint na segunda colocação após seguir Norris de perto. O mesmo aconteceu nas duas qualificações do fim de semana.
George Russell, por sua vez, mostrou velocidade nas duas classificações e foi o terceiro colocado na Sprint. A expectativa maior para domingo é da luta por um lugar no pódio, com sua largada da sexta colocação.
- Ferrari: embora se sinta em casa no Brasil, Lewis Hamilton vem de dias para esquecer. O britânico apresentou pouco ritmo nas qualificações e na Sprint, vai largar da 13ª colocação e não deve ir além da briga por pontos.
Por outro lado, Leclerc conseguiu ser um pouco mais rápido. Com a terceira colocação do grid de largada, o monegasco estará na disputa pelo pódio.
- Red Bull: quando parecia que Max Verstappen entraria de vez na luta pelo título, a Red Bull viveu um pesadelo em Interlagos. Com pouco ritmo nas atividades do fim de semana e ambos os pilotos eliminados no Q1 da classificação, a escuderia aposta em mais um milagre do holandês.
No ano passado, ele largou da 17ª colocação e escalou o grid para vencer de maneira heróica. Se a chuva voltar a aparecer, quem sabe a história não se repete, desta vez saindo de 16º. Agora, se não contar com mais uma corrida digna de lenda do tetracampeão mundial, entrar no top 10 já será um feito e tanto.
- Williams: embora ocupe a quinta colocação do Mundial de construtores, a equipe de Alex Albon e Carlos Sainz em momento algum brigou pelo top 10 das qualificações ou sprint em Interlagos. O desempenho apresentado faz com que completar a corrida já seja uma vitória para a dupla.
Racing Bulls: a equipe tem surpreendido em Interlagos e deve ser presença garantida na zona de pontuação. Com Isack Hadjar e Liam Lawson largando, respectivamente, da quinta e da sétima colocação, um top 5 é um sonho possível para a dupla.
- Aston Martin: a dupla da escuderia de Silverstone ficou na zona intermediária em praticamente todos os momentos do fim de semana. Com Fernando Alonso largando na 11ª colocação e Lance Stroll na 14º, fechar a prova de domingo dentro da zona de pontuação é bastante possível para qualquer um dos dois.
- Haas: ao longo do fim de semana, Esteban Ocon e Oliver Bearman oscilaram bastante da parte intermediária para baixo das atividades. Porém, com Bearman largando da oitava colocação, nada mais justo que o britânico acreditar que pode pontuar em Interlagos.
- Sauber: a equipe de Bortoleto mostrou ritmo suficiente para pontuar no GP de São Paulo. A batida na última volta da sprint, porém, frustrou a estreia do brasileiro, que sequer participou da qualificação.
Em caso de chuva, o estreante já mostrou que tem capacidade para escalar o grid, como aconteceu quando saiu do último lugar para a vitória na etapa de Monza da Fórmula 2 em 2024. O passado pode ser um fator animador para Bortoleto sonhar com a zona de pontuação.
Nico Hülkenberg, por sua vez, vai largar da décima colocação e tem a zona de pontuação como um desejo mais alcançável.
- Alpine: no ‘quintal’ de casa, o argentino Franco Colapinto deve, mais uma vez, terminar a corrida fora da zona de pontuação. Pierre Gasly, no entanto, mostrou ritmo na Sprint e, largando do novo lugar, pode ter a zona de pontuação como objetivo.