Bortoleto reconhece avanços da Audi após testes na Espanha

Bortoleto que completou 66 voltas em Barcelona, reconhece falhas no carro, mas vê evolução para próximas sessões, em Bahrein

31 jan 2026 - 22h10
(atualizado às 22h10)
(
(
Foto: Divulgação/Instagram/Gabriel Bortoleto / Esporte News Mundo

Gabriel Bortoleto retornou às pistas nesta sexta-feira (30), para o último dia de operações com o carro da Audi, e quatro dias depois de iniciar os testes secretos da Fórmula 1 para a temporada 2026. No circuito de Barcelona-Catalunha, ele concluiu 66 voltas, de acordo com informações extra oficiais, e admitiu que a equipa ainda lida com obstáculos, mas reconheceu que estavam todos dentro do previsto. 

"O shakedown é literalmente só pra colocar o carro na pista, claro; testar pra ver se tudo está funcionando. Óbvio, a gente esperava ter problemas, foram mais alguns problemas que tivemos aqui e ali, mas é pra isso que o shakedown serve. Estou feliz porque conseguimos garantir que completássemos algumas voltas de manhã. Estamos indo na direção certa", disse o brasileiro.

Publicidade

Até aquele momento, Bortoleto tinha participado somente na segunda-feira, que foi o primeiro dia para os teste, porém foi prejudicado por uma falha técnica do R26, carro da temporada, conseguindo completar apenas 27 voltas. Ao responder a questionamentos na sexta-feira, o brasileiro apesar de permanecer com as expectativas positivas, confirmou que novas falhas foram encontradas. 

"(O dia) Foi positivo, eu diria. Perdemos algumas horas no começo do dia com problemas que tivemos, mas assim que resolvemos, a gente conseguiu completar um bom número de voltas, embora não tanto quanto eu queria. Mas, já é um começo pra mim, porque no meu primeiro dia não deu pra andar. Foi bem positivo poder entender um pouco mais do carro, fazer ele andar bastante."

Por conta da chuva e do tempo ruim na Catalunha, tanto a Audi, quanto as outras equipes, não compareceram às pistas na terça-feira, retornando com o R26 somente na quarta. Nico Hulkenberg foi que liderou a condução e realizou 68 voltas, também segundo informações extra oficiais, porém ficou com o tempo mais lento do terceiro dia e passou por obstáculos técnicos.

"Preciso voltar para a fábrica agora, fazer um pouco de correlação no simulador, para entender o que podemos melhorar no carro. Obviamente teremos muitas mudanças no Bahrein; uma nova pista, o clima diferente. Então tudo vai mudar; tomara que a gente consiga melhorar nosso carro para o próximo teste", completou Bortoleto.

Publicidade

A próxima semana segue sem operações nas pistas. Já a partir do dia 11 de fevereiro a Fórmula 1 vai para o Bahrein, para o Circuito de Salgueiro, onde de 11 a 13  e de 18 a 20 de fevereiro, serão realizadas as próximas etapas de teste da pré temporada. as atividades terão transmissão televisionada e também será aberta a imprensa. Já a temporada se inicia oficialmente em 8 de março, com o GP da Austrália 

Na próxima semana, não haverá atividades em pista. Em seguida, a Fórmula 1 segue para o Bahrein, onde o Circuito de Sakhir receberá as duas próximas etapas de testes da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 do mesmo mês. As sessões serão abertas à imprensa e terão transmissão pela televisão. A temporada começa com o GP da Austrália, no dia 8 de março. 

Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações