Secretário do Tesouro dos EUA não está preocupado com liquidação de Treasuries

21 jan 2026 - 08h19

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta quarta-feira que não está preocupado com qualquer liquidação dos Treasuries relacionada ‌às ameaças do governo Trump de impor tarifas aos aliados europeus que se opõem ‌aos esforços dos EUA para adquirir a Groenlândia.

Bessent minimizou as críticas dos líderes europeus sobre os planos de Washington em relação à Groenlândia e se a questão poderia provocar uma liquidação de Treasuries por parte de investidores institucionais na Europa, ‍como fundos de pensão na Dinamarca e em outros países.

Publicidade

"O investimento da Dinamarca nos títulos do Tesouro dos EUA, assim como da própria Dinamarca, é irrelevante", disse Bessent a repórteres às margens da reunião anual do ‌Fórum Econômico Mundial em Davos.

"Não estou nem um pouco preocupado. ‌Mais uma vez, como secretário do Tesouro, vejo nossos leilões. Tivemos um investimento estrangeiro recorde."

O presidente francês Emmanuel Macron disse na terça-feira que a Europa não cederá a valentões nem se intimidará em relação à Groenlândia, e afirmou que a União Europeia deveria considerar o uso de seu Instrumento Anticoerção, informalmente conhecido como "bazuca comercial".

Bessent acusou Macron de fazer "declarações inflamadas" e foi desdenhoso quando questionado sobre o anúncio da França nesta quarta-feira de que está buscando um exercício da Otan na Groenlândia.

Publicidade

"Se isso é tudo o que o presidente Macron tem a fazer ... quando o orçamento francês está em frangalhos, eu sugeriria que ele se concentrasse em outras coisas para o povo francês", disse ele.

Bessent também disse que o Reino Unido está decepcionando os Estados Unidos com seus planos de ceder a soberania do Arquipélago de Chagos e pediu aos críticos da abordagem ‌do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à Groenlândia que "respirem fundo".

"Por que eles não se sentam, esperam o presidente Trump chegar e ouvem seu argumento?", disse ele, acrescentando: "Porque acho que eles serão persuadidos".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações