Analistas do Citi veem a aquisição da participação remanescente de minoritários no Santander Brasil pelo controlador Santander como oportunidade adicional para simplificar o grupo espanhol, e não descartam um anúncio em breve.
Na visão de Borja Ramirez Segura e equipe, o grupo pode anunciar no Investor Day do próximo dia 25 medidas adicionais de simplificação, incluindo "potencial aquisição da participação dos minoritários" do Santander Brasil.
Em relatório enviado a clientes nesta terça-feira, eles ressaltaram, contudo, que tal hipótese não faz parte do cenário base do Citi para o banco.
Os analistas citaram que, na teleconferência de resultados do terceiro trimestre do Santander Brasil, a administração foi questionada sobre a possibilidade de o controlador adquirir a participação de cerca de 10% detida por minoritários.
"Eles indicaram que, embora não possam fornecer orientações sobre o tema, acreditam que os múltiplos de negociação do Santander Brasil não refletem a execução alcançada nem as perspectivas futuras", afirmou a equipe do Citi.
De acordo com o relatório, a lógica para um eventual fechamento de capital no Brasil poderia incluir valuation, tamanho relativamente pequeno do negócio potencial e posição de capital mais forte no nível do controlador.
"Assumindo que os minoritários sejam adquiridos ao valor de mercado atual e em troca de caixa, estimamos que isso teria um impacto de cerca de +2% no EPS do grupo Santander e de aproximadamente -25/-30 pontos-base no capital."
Procurado pela Reuters, o Santander Brasil não respondeu de imediato.
O grupo espanhol reporta seus resultados do último trimestre e do ano de 2025 na quarta-feira, assim como a unidade brasileira.
Para o próximo dia 25, os analistas do Citi também esperam que o banco espanhol apresente metas financeiras atualizadas para o período de 2026 a 2028, mas também veem potencial para medidas de eficiência aprimoradas e maior retorno de capital.