Mapa mental para apresentações

5 mai 2023 - 17h59
(atualizado às 18h01)

Olá, Speakers! Tudo bem?

É fato que, seja em uma sala de reunião, sala de conferências ou em um grande evento, uma apresentação que utiliza o recurso de mapa mental terá mais chances de envolver e cativar o público.

Publicidade

A utilização de mapas mentais em uma apresentação permite que o público processe a informação mais facilmente, assimilando o conteúdo de forma clara e objetiva.

Foto: The Speaker

E é por isso que o mapa mental tem se se tornado muito utilizado em apresentações.

Através de representações visuais e gráficas de ideias ou conceitos, o mapeamento mental melhora a análise e a compreensão, além de favorecer a obtenção de novas ideias.

Mapas conceituais, fluxogramas, cronogramas e diagramas são maneiras de visualizar dados e expor informações, sendo ferramentas que entregam exatamente o que você precisa: resultados.

Publicidade

Estrategicamente, o mapa mental é o melhor formato quando se trata de contar histórias visuais, porque fica mais fácil para o público compreender as informações e seguir a sua linha de pensamento quando consegue visualizar como os elementos de um conteúdo estão relacionados, agrupados sob uma linha lógica de entendimento.

Por meio de uma estrutura gráfica, os mapas mentais fazem conexões e exibem hierarquias entre ideias individuais, otimizando de uma forma elegante.

Utilização de mapa mental em apresentações de clientes

No mapa mental é possível que todas as informações relevantes sejam visualizadas em uma única página além de que informações adicionais possam ser armazenadas sob a forma de notas, anexos e links.

Por isso, o mapa metal é uma ferramenta poderosa para explicar estratégias e tópicos complexos e tem sido altamente utilizado no mundo todo por assessores e consultores que precisam expor essas informações para seus clientes.

Publicidade

Utilização de mapa mental em discursos públicos

Os recursos visuais proporcionam melhores efeitos nas apresentações. Oradores públicos bem-sucedidos conhecem a importância da utilização desses recursos.

O mapa mental ajuda o público a visualizar o panorama geral e promove a conexão entre os tópicos individuais, dessa forma é possível exibir a linha de pensamento de forma fácil de acompanhar, além de ser envolvente.

O que é a técnica do mapa mental na oratória?

Além de utilizar o recurso de mapa mental para complementar uma apresentação impactante, aqui na The Speaker adaptamos essa técnica para aprimorar a comunicação, através da organização mental e do próprio pensamento.

Organizando o raciocínio nas apresentações em público, o planejamento do mapa mental é aplicado.

Publicidade

Ao definir o tema da apresentação, podemos descrever o assunto central em palavras-chave que são facilmente memorizadas. Para cada tópico da apresentação é interessante definir uma ou duas palavras-chave.

O ideal é estabelecer relações entre as palavras-chave para que a memorização seja mais efetiva. Nesse ponto é possível identificar se a apresentação está coesa e se uma ideia está se repetindo excessivamente.

Através dessa técnica é possível organizar e memorizar pensamentos lógicos e ideias, potencializando a capacidade do cérebro de armazenar conhecimento e elaborar raciocínio lógico.

Interiorizar o que se pretende dizer favorece a espontaneidade da apresentação e aumenta a confiança.

O mapa mental com a utilização das palavras-chave é muito útil no caso de houver a necessidade de realizar uma checagem rápida durante a apresentação.

Publicidade

Sendo assim, caso precise recorrer a elas durante a palestra, isso não interferirá no contato visual com o público, pois será rápido.

Vantagens de fazer um mapa mental

Muitas vezes a quantidade de informação é muito grande o que dificulta a organização na cabeça, tornando a memorização debilitada e é para situações como essa que o mapa mental serve. O modelo aumentará o poder de fixação mental.

Como fazer um mapa mental para apresentação?

Speaker, primeiramente defina o tema principal. Após definir o tema, elenque os subtópicos principais, levante quais são os pontos importantes e tente resumir cada um em uma ou duas palavras.

Escreva cada um dos tópicos e palavras com cores diferentes, isso porque as cores auxiliam a memória a reter grupos de informações. O tamanho da letra também é importante para exemplificar a hierarquia de cada assunto.

Publicidade

Na próxima etapa, escreva os tópicos relacionados aos subtópicos utilizando palavras-chave e faça um desenho simples em cada palavra-chave principal.

Por fim, sequencie a ordem dos agrupamentos. Essa etapa é essencial, colocar uma sequência de números representando a sequência das informações que deverão ser memorizadas, organizando a sequência das ideias que serão desenvolvidas.

Ao realizar essas etapas é possível identificar e fazer os ajustes que forem necessários para tornar a apresentação assertiva.

Observando todas essas dicas e seguindo essas orientações você poderá construir uma apresentação envolvente, mas para torná-la inesquecível e impactante.

Aqui na The Speaker realizamos treinamento especializado e essa técnica é ensinada e colocada em prática, entre outras técnicas que aprimorarão sua oratória e comunicação.

Publicidade

Na The Speaker, desenvolvemos um método autoral que pode ser utilizado em diversas situações, como: apresentações em público, vendas, apresentações de projetos para clientes, qualquer tipo de discurso, defesas de TCCs, teses ou dissertações e muitas outras.

Fonte:

https://thespeaker.com.br/

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações