Mais de 400 pilotos da Latam Airlines entraram em greve no Chile nesta quarta-feira, 12, após a categoria rejeitar a última proposta salarial apresentada pela companhia no início deste mês. A paralisação foi aprovada por 97% dos integrantes do Sindicato dos Pilotos da Latam (SPL) após o fracasso das negociações contratuais da categoria e teve início à meia-noite desta quarta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com isso, a companhia aérea anunciou o cancelamento de pelo menos 173 voos, afetando cerca de 20 mil passageiros. A empresa informou que, apesar da paralisação, uma solução foi fornecida a quase todos os clientes. Em comunicado, a Latam disse ainda que teve de cancelar voos programados entre os dias 12 e 17 de novembro.
De acordo com o sindicato que representa cerca de 464 pilotos, o movimento ocorre em razão de a companhia aérea recusar a restauração dos salários aos níveis anteriores à pandemia da covid-19.
Entre 2020 e 2022, os pilotos aceitaram reduções salariais temporárias para garantir a sustentabilidade do grupo. A iniciativa ocorreu durante o processo de recuperação judicial da empresa nos Estados Unidos. Os executivos da companhia aérea, segundo o sindicato, tiveram suas remunerações normalizadas, enquanto os tripulantes não conseguiram o mesmo ajuste.
Com o anúncio da paralisação, a companhia informou que a greve dos pilotos poderia afetar as operações de modo parcial até esta quinta-feira, 13, com impacto estimado em menos de 10% dos passageiros com origem ou destino no Chile. Por meio de comunicado, a Latam afirmou manter “disposição permanente para o diálogo” e "reitera o compromisso de alcançar um acordo que contemple os interesses de ambas as partes".
Plano de contingência
Para mitigar os impactos da greve da categoria, a Latam anunciou o cancelamento de alguns voos programados com origem ou destino no Chile, país afetado pela paralisação dos pilotos. Segundo a companhia, os clientes afetados pelo cancelamento dos voos terão remarcação e reembolso garantidos em até um dia.
Como alternativa, a empresa diz oferecer aos clientes mudança de data ou voo sem custo adicional, alteração voluntária da viagem sem penalidades, e o reembolso total da passagem e serviços associados.
A Latam orienta ainda que os passageiros com viagens programadas verifiquem o status do voo antes de se dirigirem ao aeroporto ou local de embarque, por meio do site ou aplicativo da companhia aérea. A partir de sexta-feira, 14, caso ocorram novos ajustes, a Latam disse que irá comunicar os clientes afetados via e-mail.