O IGP-DI subiu 0,06% em agosto após cair 0,86% em julho, acumulando alta de 2,63% em 12 meses, segundo a FGV. O resultado refletiu a alta de 0,10% no índice ao produtor (IPA-DI), impulsionado por matérias-primas e agropecuária, compensando a deflação de 0,37% no índice ao consumidor (IPC), puxada por energia, passagens aéreas e alimentos. Já a construção civil (INCC) acelerou para 0,66%. O dado mostrou retomada dos preços agropecuários frente à queda nos preços industriais e ao consumidor.
O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou avanço de 0,06% em agosto, depois de cair 0,86% no mês anterior, com a alta nos preços ao produtor compensando a deflação ao consumidor, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.
O resultado ficou em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters de variação positiva de 0,05% e levou o índice a acumular em 12 meses alta de 2,63%.
"O IGP-DI ficou próximo da estabilidade em agosto, mas houve mudança importante na composição do índice", destacou André Braz, economista do FGV IBRE.
No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, subiu 0,10%, em comparação à queda de 1,31% no mês anterior.
Braz destacou que soja, milho, bovinos e carne bovina avançaram no mês, enquanto as matérias-primas brutas passaram de queda de 3,02% em julho para alta de 1,43% em agosto.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) -- que responde por 30% do IGP-DI -- caiu 0,37% em agosto, de recuo de 0,08% em julho.
Contribuíram para o resultado tarifas de eletricidade residencial, passagens aéreas e alimentos.
"Assim, o resultado do IGP-DI em agosto combina uma retomada dos preços agropecuários ao produtor com a continuidade de movimentos de queda entre preços industriais e ao consumidor", disse Braz.
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou aceleração da alta a 0,66% em agosto, de 0,61% antes.
O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.