Vender o carro antes do pagamento do IPVA pode ser financeiramente vantajoso, evitando custos imediatos, perdas de valor anual e despesas extras, além de facilitar negociações devido à procura por modelos mais econômicos.
Para quem planeja vender o carro, antecipar a negociação antes da chegada do IPVA pode representar um ganho financeiro significativo. Segundo Mauro Gonçalo, diretor de Operações da Vaapty, empresa de intermediação de venda de veículos, a venda antecipada evita o impacto imediato do imposto — que pode representar entre 1% e 4% do valor do veículo.
Gonçalo destaca ainda que, com a virada do ano, o carro naturalmente perde valor de tabela, independentemente do estado de conservação. Além disso, muitos motoristas estão buscando modelos mais econômicos, híbridos ou elétricos, o que aumenta as chances de uma negociação rápida em 2025.
Vender agora também evita despesas extras de início de ano, como licenciamento e taxas que podem ultrapassar R$ 2 mil, além de riscos de inadimplência, juros e multas relacionados ao atraso no IPVA.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.