Eve assina acordo para venda de 50 carros voadores para conectar aeroportos a resorts na Costa Rica

Empresa da Embraer afirma que parceria representa avanço estratégico para viabilizar mobilidade aérea mais segura, sustentável e eficiente no país da América Central

30 jun 2025 - 12h31

A Eve Air Mobility anunciou nesta segunda-feira, 30, a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) para a potencial venda de até 50 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), além do acesso ao portfólio de serviços TechCare.

O acordo foi assinado com a Aerosolutions — responsável pelo desenvolvimento da operadora Aeros Electric Airlines — e com a Bluenest by Globalvia, braço de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) da Globalvia e operadora de vertiportos.

Publicidade

A empresa destaca, em nota, que a colaboração terá foco inicial na região do Pacífico, no noroeste da Costa Rica, conectando aeroportos a resorts e destinos ecológicos por meio de rotas entre 20 e 50 quilômetros.

Eve anunciou acordo para a venda de até 50 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) para a Costa Rica
Eve anunciou acordo para a venda de até 50 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) para a Costa Rica
Foto: Divulgação/Eve Air Mobility / Estadão

"Com mais de três milhões de visitantes estrangeiros anualmente, a Costa Rica é o destino turístico mais procurado da América Central. No entanto, sua malha rodoviária extensa frequentemente congestionada pode resultar em longos tempos de deslocamento", observa.

"Esta parceria com a Aerosolutions e a Bluenest by Globalvia representa um avanço estratégico para viabilizar uma mobilidade aérea mais segura, sustentável e eficiente na Costa Rica", afirma Johann Bordais, CEO da Eve, na nota.

Segundo a Eve, a Bluenest desempenhará papel estratégico no desenvolvimento da infraestrutura de vertiportos. Como principal operadora da principal rodovia da Costa Rica (Ruta 27 - Autopista del Sol), a abordagem integrada da Globalvia deve facilitar conexões intermodais entre transporte aéreo e terrestre, elevando ainda mais a experiência de ponta a ponta dos viajantes.

Publicidade

O acordo prevê que a Aerosolutions tenha acesso ao portfólio TechCare da Eve. As empresas também atuarão em conjunto por meio de workshops dedicados a temas críticos como desenvolvimento de vertiportos, integração do espaço aéreo, treinamento de pilotos, requisitos de certificação e planejamento operacional, estabelecendo as bases para o sucesso da AAM na região.

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações