Chuvas atípicas no Sudeste favorecem hidrelétricas no período seco, diz ONS

17 jun 2026 - 13h46

Chuvas atípicas ‌no Sudeste nos últimos dias têm ajudado a sustentar os níveis dos reservatórios da região em pleno período seco de 2026, ano em que há preocupações com os ⁠impactos do fenômeno El Niño, disse o ‌diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Alexandre Zucarato, nesta quarta-feira.

Segundo ele, ‌as precipitações na região que ‌concentra as principais hidrelétricas do país ⁠têm contribuído para estabilizar os níveis dos reservatórios, que deixam de apresentar a queda típica para esta época do ano.

Publicidade

"Quanto mais o reservatório andar de lado, melhor, porque ‌quando ele começar a cair ainda teremos ‌meses até ⁠o fim ⁠do período seco", afirmou Zucarato a jornalistas durante o ⁠evento Enase ‌2026, acrescentando que ‌reservatórios como o de Furnas e a bacia do rio Paraná mostram recuperação.

O diretor afirmou que o ONS tem adotado, ⁠durante o período seco, uma estratégia de preservação da chamada "água de cabeceira" e já iniciou medidas para economizar água no reservatório da hidrelétrica ‌de Itaipu, diante de possíveis impactos do El Niño.

Segundo ele, o objetivo é preservar ⁠recursos para enfrentar eventuais efeitos mais severos sobre usinas do Norte, como Santo Antônio, Jirau e Belo Monte.

"Estamos preservando recursos estratégicos. A tendência do El Niño é de mais chuva no Sul e menos no Norte, enquanto no Centro-Oeste há incerteza. A preocupação é o eventual atraso das chuvas no Norte, afetando hidrelétricas importantes para atendimento da ponta", disse.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações