Bancos fecham no feriado: o que acontece se eu atrasar o pagamento da conta?

Agências não terão expediente na Sexta-Feira da Paixão

28 mar 2024 - 11h26
(atualizado às 11h45)
Fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal
Fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Os bancos públicos e privados não estarão abertos para atendimento presencial aos clientes nesta sexta-feira, 29, feríado em que se celebra a Paixão de Cristo. Mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

Caso não seja possível utilizar os canais digitais, o consumidor que tiver contas com vencimento para o dia do feriado não precisa se preocupar, pois poderá pagar no dia útil seguinte ao feriado. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento em 29 de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na segunda-feira, 1º.

Publicidade

"Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso o ajuste da data não tenha sido feito no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o débito em conta", orienta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Tanto no sábado, 30, quanto no domingo, 31, às áreas de autoatendimento dos bancos também estarão disponíveis aos clientes para a realização de transferências e pagamento de contas.

Sobre o fechamento das agências, a Febraban diz que trata-se de uma decisão que segue uma Resolução do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.

Touro de NY, Dalida e mais: conheça os monumentos que atraem dinheiro pelo mundo Touro de NY, Dalida e mais: conheça os monumentos que atraem dinheiro pelo mundo

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se