O vice-presidente, Geraldo Alckmin, afirmou que se reuniu com o secretário de comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, para negociar a queda das tarifas contra o Brasil no último sábado, 19. Conforme Alckmin, a conversa durou cerca de 50 minutos e "destacou o interesse do Brasil na negociação".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Alckmin revelou o encontro em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 24. Ele também ressaltou que o presidente Lula (PT) tem orientado a negociação "sem contaminação política, nem ideológica".
A conversa ocorre poucos dias antes do início da imposição de tarifas de 50% sobre importações brasileiras nos EUA, em 1º de agosto, e representa o primeiro passo para o diálogo entre os países.
Os Estados Unidos anunciaram as novas tarifas no dia 9 de julho, por meio de uma publicação nas redes sociais do presidente Donald Trump. Além de repetir a justificativa já apresentada a outros países -- a alegação de um suposto 'desequilíbrio econômico' -- Trump destacou que a decisão também levou em conta o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, tido por ele como 'injusto'.