Às vésperas do início do tarifaço de Trump, senadores farão comitiva aos EUA; veja quem participa

A comitiva não irá tratar diretamente das negociações com a Casa Branca, mas deverá se reunir com integrantes do legislativo norte-americano

24 jul 2025 - 12h28
Resumo
Oito senadores brasileiros de diferentes partidos formarão uma comitiva para dialogar com o legislativo dos EUA, visando mitigar impactos de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de agosto, fortalecendo cooperação bilateral.
Nelsinho Trad é o presidente da comissão responsável pela interlocução com o Congresso americano  Fonte: Agência Senado
Nelsinho Trad é o presidente da comissão responsável pela interlocução com o Congresso americano Fonte: Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Oito senadores, de diferentes partidos, viajarão para os Estados Unidos, entre os dias 28 e 30 de julho, em uma comitiva para negociação com o governo norte-americano sobre a tarifa de 50% prevista para incidir sobre os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Em apresentação enviada à imprensa nesta quinta-feira, 24, a chamada Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA (CTEUA) detalha os fatores que levaram à missão oficial.

"Seu objetivo é reabrir canais de diálogo político com o Congresso norte-americano diante das novas barreiras tarifárias impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Além de defender os setores produtivos nacionais, o grupo parlamentar buscará fortalecer a cooperação bilateral em temas como comércio, investimentos, cadeias produtivas, segurança jurídica e inovação", descreve o documento.

Publicidade

Compõem a comitiva parlamentares da base do governo e da oposição, representantes de sete Estados brasileiros.

Governo Lula reclama de tarifaço de Trump na OMC: ‘Tarifas arbitrárias anunciadas de forma caótica’
Video Player

O texto afirma que os maiores exportadores de produtos aos EUA estão concentrados no Centro-Sul do País, com destaque para São Paulo, responsável por 33,1% das exportações em 2025. Ainda assim, o Estado não seria o maior prejudicado pela taxação, mas, sim, aqueles cujas vendas aos EUA representam um maior percentual de suas vendas ao exterior no total.

"Embora São Paulo tenha perdas estimadas de US$ 4,4 bilhões, isso representa apenas 19% das exportações do Estado. Já o Ceará, com perdas estimadas de US$ 659 milhões, teria 44,9% de suas exportações atingidas, pela importância dos pescados e crustáceos para os EUA em sua pauta exportadora", diz o texto.

A comitiva não irá tratar diretamente das negociações com a Casa Branca, mas deverá se reunir com integrantes do legislativo norte-americano em Washington D.C.

Publicidade

Confira a lista de senadores que viajarão em comitiva aos EUA:

  1. Senador Nelsinho Trad (PSD-MS);
  2. Senadora Tereza Cristina (PP-MS);
  3. Senador Jaques Wagner (PT-BA);
  4. Senador Fernando Farias (MDB-AL);
  5. Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP);
  6. Senador Rogério Carvalho (PT-SE);
  7. Senador Esperidião Amin (PP-SC);
  8. Senador Carlos Viana (Podemos-MG).
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se