Oferecimento

Ações europeias sobem após dados moderados de inflação nos EUA amenizarem temores de aumento de juros

14 jul 2026 - 14h19

As ações europeias encerraram em alta nesta terça-feira, uma vez que dados de inflação dos Estados Unidos mais baixos do que o esperado atenuaram algumas apostas em um aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve, embora as tensões crescentes entre os EUA ⁠e o Irã e os preços elevados do petróleo tenham limitado os ‌ganhos.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou com alta de 0,2%, a 642,1 pontos, recuperando as perdas após ter chegado a cair 0,9% ‌mais cedo.

Publicidade

O setor de materiais básicos subiu ‌2,4%, com os preços dos metais avançando em meio a ⁠um dólar mais fraco depois que dados mostraram que a inflação ao consumidor nos EUA desacelerou mais do que o esperado em junho com a queda nos preços da energia.

"De modo geral, os dados de junho traçam um quadro bastante favorável da inflação, mesmo que ‌não se deva dar excessiva importância a um único relatório. Vemos isso ‌como uma confirmação de ⁠nossa avaliação de ⁠que a inflação atingiu seu pico", afirmaram economistas do Commerzbank em uma nota.

Operadores ⁠agora veem apenas cerca de 10% ‌de chance de um ‌aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros na reunião do Fed de 28 a 29 de julho, contra 35% antes do relatório. No entanto, as chances de pelo menos um ⁠aumento de 0,25 ponto até o final do ano continuam na mesa.

Para a Europa, os operadores atualmente prevêem que o Banco Central Europeu aumente os juros já em setembro, em meio a preocupações persistentes com a inflação, de acordo ‌com dados compilados pela LSEG.

Publicidade

Os preços do petróleo apresentaram alta nesta terça-feira, depois que os EUA restabeleceram um bloqueio naval contra o Irã ⁠e à medida que novos confrontos entre Washington e Teerã intensificaram as preocupações com o fluxo de energia pelo Estreito de Ormuz.

As ações europeias do setor de petróleo e gás subiram 1,3%, acompanhando os preços mais altos do petróleo, enquanto as do setor de viagens e lazer caíram 1,3%.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,30%, a 10.529,39 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,13%, a 25.147,03 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,03%, a 8.366,85 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,10%, a 52.862,50 pontos.

Publicidade

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,11%, a 19.356,60 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,08%, a 9.126,85 pontos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se