Oferecimento

Ações europeias ficam estáveis enquanto investidores avaliam negociações entre Irã e Omã e inflação nos EUA

26 ago 2026 - 14h25
Resumo
As ações europeias fecharam estáveis nesta quarta-feira, com o índice STOXX 600 recuando 0,01%. Os investidores repercutiram as negociações entre Irã e Omã sobre o Estreito de Ormuz e dados fortes de inflação nos EUA, que elevaram as apostas de alta nos juros pelo Fed. O setor bancário liderou os ganhos, impulsionado pelo Deutsche Bank, enquanto tecnologia e saúde recuaram. O mercado também operou em compasso de espera pela divulgação dos resultados trimestrais da Nvidia.

As ações europeias ‌ficaram estáveis nesta quarta-feira conforme os investidores avaliavam as negociações entre o Irã e Omã sobre o Estreito de Ormuz, enquanto dados de inflação persistentes nos Estados Unidos aumentaram ligeiramente as expectativas de um aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve ⁠no próximo mês.

Uma fonte iraniana de alto escalão afirmou que Teerã ‌e Omã ainda estavam trabalhando nos detalhes de um acordo sobre o Estreito de Ormuz, a via navegável que era ‌responsável por um quinto dos embarques globais ‌de petróleo e gás antes do início do conflito ⁠entre os EUA e o Irã.

Publicidade

"Essas (negociações) trazem um pouco de esperança de que, em algum momento, uma solução será encontrada. Mas essa incerteza, nós a vemos mais como um risco do que como algo que realmente incorporamos em nossas previsões", disse Joost Van ‌Leenders, estrategista sênior de investimentos da Van Lanschot Kempen Investment.

A reabertura ‌da via navegável, no ⁠entanto, ainda depende ⁠do cumprimento das condições do Irã por parte dos EUA.

O índice pan-europeu ⁠STOXX 600 fechou com variação ‌negativa de 0,01%, a ‌656,41 pontos.

Nos EUA, um relatório sobre o índice de preços PCE — o indicador de inflação preferido do Fed — mais forte do que o esperado aumentou ligeiramente as expectativas de que ⁠o banco central aumente os juros em setembro.

Publicidade

Entre os setores do STOXX 600, os bancos europeus lideraram os ganhos com alta de 1%, enquanto o Deutsche Bank avançou 4,3%, atingindo a máxima desde julho de 2011. O ‌Commerzbank registrou alta de 2,8%.

Os investidores também aguardam os resultados do segundo trimestre da Nvidia, a serem divulgados ainda nesta quarta, ⁠em busca de indícios sobre se o boom de gastos impulsionado pela IA pode continuar a justificar as altas expectativas do mercado.

As ações do setor de tecnologia caíram 0,8%, enquanto as do setor de saúde lideraram as perdas, com queda de 1%.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,07%, a 10.878,12 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,08%, a 26.285,96 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,27%, a 8.462,39 pontos.

Publicidade

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,31%, a 52.882,99 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,05%, a 20.067,30 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,01%, a 9.446,39 pontos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações