Ações caem sob peso da Intel e preocupações geopolíticas

23 jan 2026 - 12h21

As ações dos Estados Unidos caíam nesta sexta-feira, colocando os principais índices de Wall Street a caminho de ‌uma segunda queda semanal consecutiva, com a Intel recuando devido a ‌uma perspectiva pessimista e com as tensões geopolíticas persistentes minando o apetite por risco.

As ações haviam se recuperado nas duas últimas sessões após a forte liquidação de terça-feira, desencadeada pelas ameaças ‍do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas aos aliados europeus até que Washington tivesse permissão para comprar a Groenlândia.

Publicidade

Posteriormente, Trump atenuou as ameaças de tarifas e ‌descartou a possibilidade de tomar a Groenlândia à ‌força, mas o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones ainda devem fechar a semana em baixa. A busca por segurança persistia, levando o ouro a uma máxima recorde.

Um grande peso nesta sexta-feira era a fabricante de chips Intel, que tinha queda de 14,9%. A empresa previu receita e lucro trimestrais abaixo das estimativas do mercado, dizendo que teve dificuldades para atender à demanda por seus chips de servidor usados em data centers de IA. Suas ações têm alta de cerca de 50% desde o início do ano.

Um índice de semicondutores recuava 1,6% após pico recorde atingido na sessão anterior, enquanto o indicador de medo de Wall Street subia depois ‌de recuar nas duas últimas sessões.

O Dow Jones Industrial Average caía 0,65%, para 49.063,30 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,21%, a 6.898,78 pontos, e o Nasdaq Composite recuava 0,16%, para 23.399,52 pontos.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se