Às vésperas de completar 26 anos no ar, a RedeTV! sofre com baixa audiência em todas as faixas horárias.
Na semana de 15 a 21 de setembro, sua média-dia, das 7h à 0h, foi de 0.3 ponto na Grande São Paulo. No mesmo período, a Band marcou 1.3 ponto.
O canal que chegou a ficar na vice-liderança do Ibope na época do ‘Pânico’, agora, é frequentemente ultrapassado pela TV Cultura, TV Brasil e TV Gazeta.
Os únicos programas que conseguem registrar 1 ponto de audiência são o ‘A Tarde é Sua’, de Sonia Abrão, no ar de segunda a sexta, e o ‘Operação de Risco’, de Jorge Lordello, exibido nas noites de sábado.
As demais atrações próprias raramente passam de 0.5 na aferição, a exemplo do ‘Brasil do Povo’, comandado por José Luiz Datena.
Responsáveis por bons índices em outros canais, as transmissões de esporte não ajudam a RedeTV! a atrair mais público.
As recentes partidas Chapecoense x Atlético Paranaense (Série B do Brasileirão) e Bayer Leverkusen x Borussia Mönchengladbach (Campeonato Alemão) renderam 0.2 ponto.
O mesmo número da exibição do automobilismo da NASCAR e de jogo de futsal da Copa das Nações.
Programação negociada e verbas restritas
Para aumentar o faturamento, a RedeTV! arrendou parte da grade para programas religiosos, empresas de vendas (a exemplo da Polishop) e outros infomerciais.
A interrupção do conteúdo artístico ou jornalístico para exibição dessas produções compromete a média geral de audiência. Alguns chegam a marcar 0.0, ou seja, levam o canal a não ser visto por quase ninguém segundo a métrica do Ibope.
A coluna apurou que a emissora cumpre os pagamentos com funcionários, fornecedores e colaboradores, mas falta verba para o jornalismo. Poucas viagens de repórteres e cinegrafistas para coberturas fora de SP têm sido autorizadas.
Dona de instalações modernas, com estúdios altamente tecnológicos, a emissora antes vista como vanguardista carece de perspectivas. Passa a impressão de que se mantém no limite, sem uma estratégia para reagir na audiência.