Cotação do dólar bate recorde de queda, inflação sob controle, Bolsa de Valores atinge máximas surpreendentes, expectativa de início do corte de juros.
O cenário positivo na economia do Brasil não reflete a situação financeira complexa de algumas redes de TV.
A Band, por exemplo, precisou locar mais horas de sua programação para exibição de conteúdo evangélico. A Igreja Universal do Reino de Deus agora ocupa a faixa das 2h às 5h45 da madrugada.
Somando outros dois períodos negociados com pastores, o canal sacrifica 5 horas e 40 minutos diários da grade, incluindo 55 minutos no horário nobre, pertencentes ao missionário R. R. Soares da Igreja Internacional da Graça.
O dinheiro de igrejas virou a salvação quando a conta não fecha. Algumas emissoras até conseguem aumentar as receitas publicitárias com a venda de espaço nos intervalos, porém, os custos de operações crescem numa velocidade maior. Como se diz no meio, “TV é um brinquedo caro”.
No aspecto artístico, a Band perdeu a Fórmula 1, que voltará à Globo, e as novidades na programação de entretenimento, como o novo ‘Melhor da Tarde’, ainda não surtiram efeito relevante no Ibope.
A audiência continua sendo sustentada pelos programas de esportes e o jornalismo, dois segmentos que tradicionalmente não geram alto faturamento.