Com a audiência abaixo das expectativas, a novela Três Graças encontrou na internet o seu refúgio estratégico. O autor Aguinaldo Silva, usuário assíduo das redes sociais, tem apostado alto no poder dos memes e da nostalgia para garantir que a trama das nove viralize na web.
A estratégia consiste em inserir referências diretas a cenas icônicas da teledramaturgia brasileira. Recentemente, a personagem Gerluce (Sophie Charlotte) recriou o famoso susto de Ti Ti Ti (2010), quando a atriz foi surpreendida por um tapa enquanto comia pão.
Mesmo após 16 anos da exibição da trama, o sucesso ainda é absoluto e a própria Globo já reconheceu o valor comercial dessa cena, incluindo em campanhas anteriores. Com isso, a repetição do gesto em Três Graças serviu como um ímã para atrair de imediato os internautas.
E não parou por aí! Outra personagem icônica de novela das 21h foi lembrada na atual trama. Nazaré Tedesco, maior criação de Aguinaldo em 'Senhora do Destino', foi homenageada em uma cena de Arminda (Grazi Massafera), onde ela surge elogiando a própria beleza no espelho.
Além disso, Lucélia (Daphne Bozaski) também disparou o polêmico bordão sobre o "cheiro de couro" da vilã mais famosa ao falar sobre o casal lésbicas do folhetim. Até a caminhonete de Joaquim (Marcos Palmeira), batizada de Nazaré, foi citada.
Referências de outros autores
Aguinaldo não apostou apenas a suas obras, mas também a de outros autores. Lígia (Dira Paes) homenageou 'Salve Jorge', de Gloria Perez, ao gritar que estava viva, lembrando o clássico momento de Lucimar, mãe da Morena, personagem de Nanda Costa.
Com isso, segundo o Notícias da TV, Silva entendeu que ao transformar o folhetim em um grande mural de referências, ele garante que a novela continue sendo o assunto, mesmo fora do horário de exibição.