Correspondente pop, Ilze Scamparini cobre a morte do 3º papa direto de Roma 

Jornalista da Globo e GloboNews surgiu no telhado para os primeiros comentários sobre o legado de Francisco

21 abr 2025 - 07h52

As 7h no horário de Brasília (12h em Roma), Ilze Scamparini surgiu na GloboNews com os cabelos balançando devido ao vento forte no terraço no 6º andar do prédio a poucos passos da Piazza di Pasquino e da Embaixada do Brasil, onde faz as entradas ao vivo. 

Correspondente da Globo na Itália desde 1999, a jornalista estará à frente da cobertura do funeral e enterro de Francisco, morto aos 88 anos. Depois, irá acompanhar o conclave para a eleição de novo papa. 

Publicidade

Em 31 de dezembro de 2022, ela fez inúmeras aparições no vídeo para informar sobre a morte do papa emérito Bento 16. Aconteceu o mesmo no início de abril de 2005, quando faleceu o papa João Paulo II. 

A jornalista se especializou nos assuntos do Vaticano, sendo considerada uma autoridade sobre os bastidores do poder na Santa Sé.

Ilze Scamparini na primeira entrada ao vivo na GloboNews para comentar a morte do papa Francisco
Ilze Scamparini na primeira entrada ao vivo na GloboNews para comentar a morte do papa Francisco
Foto: Reprodução/TV

Seu momento de maior proximidade com Francisco ocorreu em 29 de julho de 2013, em voo do Rio a Roma, quando perguntou ao Pontífice sobre o lobby gay na Igreja Católica. Ouviu dele uma resposta que repercutiu mundo afora (veja post no destaque). 

Popular nas redes sociais, a correspondente gerou memes por raramente ‘descer do telhado’ e pela indisfarçável preocupação com a imagem. No último Carnaval, várias foliãs se fantasiaram de Ilze. 

Publicidade

A veterana virou notícia também por ter sido obrigada a interromper férias no Brasil, algumas vezes, a fim de retornar à capital italiana para alguma cobertura extraordinária, a exemplo do ocorrido em fevereiro deste ano, quando a saúde de Francisco havia se agravado. 

À esquerda, Ilze Scamparini na cobertura da morte do papa Bento 16 (acima) e a do papa João Paulo II; ao lado, ao conseguir declaração importante de Francisco sobre a tolerância aos gays na Igreja
Foto: Reprodução/Globoplay
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se