Oferecimento

O músico definitivo do heavy metal, segundo Ozzy Osbourne

Príncipe das Trevas defendeu eleição de parceiro falecido em 2015 ao Rock and Roll Hall of Fame por suas contribuições ao gênero

29 set 2026 - 16h32
Resumo
Apesar de ser considerado um ícone do heavy metal, Ozzy Osbourne afirmou que o título de músico definitivo do gênero pertence a Lemmy Kilmister, saudoso líder do Motörhead e seu amigo próximo. Em entrevista, Ozzy defendeu a inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame, elogiou a honestidade brutal do baixista — com quem compôs o hit "Mama, I'm Coming Home" — e relembrou com tristeza os últimos momentos do colega, que faleceu em 2015 após um declínio visível de saúde.

Ozzy Osbourne é visto por muitos como a figura definitiva do heavy metal, por ter ajudado a popularizar o gênero através do seu trabalho no Black Sabbath. Entretanto, na opinião do Príncipe das Trevas, esse posto pertence à outro músico.

Ozzy Osbourne em 2018
Ozzy Osbourne em 2018
Foto: Kevin Winter / Getty Images for Live Nation / Rolling Stone Brasil

Em entrevista de 2024 à Rolling Stone EUA, Ozzy discutiu sua eleição ao Rock and Roll Hall of Fame como artista solo. O cantor aproveitou a ocasião para defender que Lemmy Kilmister e o Motörhead também merecem ser homenageados por suas contribuições ao rock e o metal:

Publicidade

"Lemmy Kilmister foi uma parte integral disso tudo. Na minha opinião, ele foi o músico definitivo do metal. Ele vivia em prol de blues, metanfetamina e cerveja barata. E ele era um amigo muito querido. Sinto muita falta dele agora que não está mais aqui."

Perguntado sobre os melhores traços do amigo, Ozzy destacou sua franqueza. Segundo ele, o fato de Lemmy não medir palavras com ninguém o tornava fácil de compreender. Vale lembrar que os dois trabalharam juntos, e Kilmister é um dos coautores de "Mama, I'm Coming Home", um dos maiores hits solo do Madman.

"O que eu gostava de Lemmy é que ele não dava a mínima sobre quem você era. Se você perguntava algo pra ele, ele falava o que pensava. Se você queria saber o que ele achava de uma música, ele dizia: 'É ruim'. Ele falava na lata. E completava com: 'Se não gosta da resposta, não faça a pergunta'."

Ozzy Osbourne e o contato final com Lemmy

Lemmy Kilmister faleceu em 2015 por uma combinação de câncer de próstata e problemas cardíacos. Em entrevista à Planet Rock (via Ultimate Guitar), concedida em 2021, Ozzy Osbourne relembrou o triste contato final com o amigo.

"Provavelmente, fui uma das últimas pessoas a conversar com ele. Eu telefonava, mas alguém atendia dizendo que ele não iria conseguir falar. Daí liguei de novo e o colocaram na linha, mas eu não conseguia entender o que ele dizia. Foi horrível."

Na mesma entrevista, Ozzy comentou que o sinal de alerta dele sobre a saúde do amigo já havia sido ativado meses antes, quando os dois se encontraram na programação do festival Monsters of Rock, no Brasil e na Argentina. Segundo o Príncipe das Trevas, a magreza extrema de Lemmy na ocasião lhe deixou de coração partido.

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se