Pela primeira vez desde 1990, o top 40 das paradas dos EUA não tem músicas de hip-hop, após mudanças nas regras da Billboard que retiraram a canção "Luther" de Kendrick Lamar e SZA da lista.
Pela primeira vez desde 1990, o top 40 das paradas dos Estados Unidos não conta com nenhuma música de hip-hop. A mudança histórica foi registrada após a faixa "Luther", colaboração entre Kendrick Lamar e SZA, ser retirada da Billboard Hot 100 por conta de uma atualização nas regras de elegibilidade das músicas para o ranking.
A canção, lançada em 2024, ficou nas paradas durante 46 semanas e chegou a liderar por 13, mas acabou sendo removida ao não conseguir se manter entre as 25 primeiras posições após seis meses. De acordo com as novas regras da Billboard, músicas que passam muito tempo no Hot 100 e caem abaixo de determinadas posições são consideradas “recurrentes” e retiradas das principais listas.
Com a saída de "Luther", o atual top 40 é dominado por pop, country e outros gêneros. Entre os destaques estão Taylor Swift, Morgan Wallen, Olivia Dean, Kehlani e Alex Warren. Por outro lado, há presenças do rap logo abaixo: YoungBoy Never Broke Again aparece na 43ª posição com “Shot Callin’”, BigXthaPlug e Ella Langley ocupam a 50ª posição com “Hell At Night”, e Cardi B e Kehlani figuram em 57º lugar com “Safe”.
"Luther" integra o álbum "GNX", sexto registro de Kendrick Lamar lançado de surpresa no ano passado. O disco e especialmente a faixa foram elogiados por veículos internacionais: a NME, por exemplo, destacou a habilidade da dupla em reinventar os estilos de Luther Vandross com toques modernos de soul e hip-hop.
Neste ano, Kendrick Lamar e SZA também rodaram o mundo juntos com a turnê “Grand National”, que teve apresentações elogiadas e performances marcantes das canções do novo álbum.
A ausência momentânea do hip-hop no top 40 da Billboard Hot 100 marca uma virada inédita em décadas e suscita discussões sobre tendências e transformações na música pop dos Estados Unidos.
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.