O ex-mordomo da Família Real Britânica Paul Burrell afirmou em seu livro The Royal Insider que apenas a rainha Camilla é capaz de dizer “não” ao rei Charles III. Burrell, que trabalhou no Palácio de Buckingham desde os 18 anos e atuou por uma década ao lado da princesa Diana, relata que o monarca sempre viveu cercado por funcionários que seguem suas ordens sem questionamentos. Segundo ele, Camilla exerce hoje um papel firme dentro da família real e tem a “palavra final” em muitas decisões.
O ex-mordomo da Família Real Britânica Paul Burrell publicou, em setembro deste ano, o livro The Royal Insider: My Life with the Queen, the King and Princess Diana (O Informante Real: Minha Vida com a Rainha, o Rei e a Princesa Diana, em tradução livre), no qual detalha sua experiência servindo à realeza.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Burrell começou a trabalhar no Palácio de Buckingham aos 18 anos, inicialmente como serviçal, e mais tarde atuou diretamente com a princesa Diana por uma década. Nesse período, diz ter observado de perto hábitos e rotinas de membros da família, incluindo o próprio Charles III.
“Charles sempre viveu em um mundo em que as pessoas que trabalham em sua casa e seus funcionários se curvam para ele e o chamam de ‘Vossa Alteza Real’. Agora, é claro, é ‘Vossa Majestade’. Ninguém lhe diz não. Se disser, você está fora. Ele vive em uma bolha e tem o que quer, quando quer", revelou Burrell.
Entre os episódios narrados, ele destaca uma curiosidade. Segundo o ex-mordomo, há apenas uma pessoa capaz de dizer “não” ao monarca: a rainha consorte Camilla.
“A única pessoa que lhe diz ‘não’ é Camilla. Ela sempre foi e sempre será inflexível. Talvez a atitude prática e direta dela seja o que Charles precisa. Querendo ou não, ela é a mão firme no leme do barco real agora. Ela está no comando. Ela raramente pede algo, mas recebe tudo e agora, como rainha, tem a palavra final”, detalhou.