James Van Der Beek falou sobre câncer em última entrevista: 'Não sabia que eu era tão forte'

Ator morreu nesta quarta-feira, 11, vítima de câncer de colorretal em estágio 3

11 fev 2026 - 19h24

James Van Der Beek morreu na manhã desta quarta-feira, 11, aos 48 anos, vítima de um câncer de colorretal. Conhecido pela atuação em Dawson's Creek, o ator já tratava a doença, que encontrava-se no estágio 3.

Publicidade

Em 2025, realizou o que seria a sua última entrevista, ao programa americano Today. À época, o artista se demonstrava otimista com o futuro, e relatava uma melhora em seu quadro. "Tem sido uma jornada mais longa do que eu jamais imaginei. Exigiu mais de mim — mais paciência, mais disciplina, mais força do que eu sabia que tinha. Eu sabia que era forte — só não sabia que era tão forte. Mas me sinto bem".

Van Der Beek relembrou o choque que sentiu após o diagnóstico, em 2023. "Eu realmente acho que não sabia o que fazer", confessou. "Nem a minha esposa. E nós dirigimos para casa em silêncio. Uma parte de mim queria entrar em pânico. Uma parte de mim queria simplesmente surtar. Mas aí, uma outra parte do meu cérebro disse: 'Você ainda não sabe o suficiente'".

No entanto, o artista tentou olhar para a sua situação com outros olhos. A partir de uma visão mais otimista, optou por seguir com a ideia de que aquilo poderia significar uma mudança real e significativa em sua vida. "Eu tinha uma vozinha na minha cabeça que dizia: 'Você vai fazer mudanças na sua vida que jamais faria se não tivesse um diagnóstico tão extremo, e isso vai acrescentar anos saudáveis e felizes à sua vida'", explicou depois de revelar ter pensado que aquele evento poderia ser "a melhor coisa que já me aconteceu".

Ao refletir sobre a sua vida antes do câncer, o ator declarou: "Eu acho que não sabia o que era desacelerar antes. Acho que não sabia o que era realmente observar tudo o que como, tudo o que coloco no meu corpo".

Publicidade

"Acho que, antes do câncer, eu via todos esses pequenos e belos momentos como parte de um coletivo. Eu apenas tinha consciência de tudo. E agora eu sou capaz, muito mais, de simplesmente me estabelecer naquele momento exato. Então, a presença é realmente o presente que o câncer me deu", disse.

Kimberly Van Der Beek, esposa do artista, escreveu um comunicado nas redes sociais sobre a morte do marido. "Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e a importância do tempo. Esses dias chegarão. Por ora, pedimos privacidade enquanto lamentamos a perda de nosso amado marido, pai, filho, irmão e amigo", declarou.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se