Regra antiga impede Kleber Mendonça, diretor de 'O Agente Secreto', de vencer o Oscar

Wagner Moura lamentou a situação e afirmou que regulamento da Academia precisa ser revisto

31 jan 2026 - 09h28
(atualizado às 09h38)
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho nos bastidores de 'O Agente Secreto'.
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho nos bastidores de 'O Agente Secreto'.
Foto: CinemaScópio/ Divulgação / Estadão

Você sabia que caso O Agente Secreto vença o Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional o diretor Kleber Mendonça não será considerado oficialmente um ganhador da estatueta? Pois é, é uma regra antiga da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas impede que isso aconteça.

Na última semana, Wagner Moura reclamou da regra em entrevista à revista norte-americana Variety e afirmou que necessário uma ‘mudança desesperadamente’.

Publicidade

"Eu acho que o roteiro dele é brilhante. O roteiro de 'O Agente Secreto' é uma das melhores coisas que eu já li. Kleber é a razão desse filme ser bem-sucedido", declarou.

De acordo com as regras, o Oscar é enviado ao país do filme, mas a estatueta tem o nome do diretor e dos produtores gravados. Porém, eles não são considerados oficialmente como vencedores da premiação. Para isso, seria necesssário concorrer como Melhor Diretor. 

Além da indicação a Melhor Filme Internacional, O Agente Secreto foi indicado em mais três categorias no Oscar: Melhor Filme, Melhor Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura. 

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações