A indicação de Wagner Moura ao Oscar 2026 de Melhor Ator pelo filme O Agente Secreto foi um feito inédito para a arte cinematográfica brasileira. O longa-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho recebeu outras três indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O anúncio acendeu uma chama de esperança no coração dos fãs brasileiros, frustrados com a derrota de Fernanda Torres na premiação do ano passado na categoria de Melhor Atriz, pelo filme Ainda Estou Aqui. Mas, segundo especialistas ouvidos pelo Terra, as chances do ator levar a estatueta são maiores.
De acordo com Cyntia Calhado, professora de Cinema e Audiovisual da ESPM, Wagner Moura já é bastante conhecido no mercado norte-americano, o que acaba ajudando na campanha rumo a estatueta. "Ele já é a cara do filme. Então, a gente não precisa fazer aquele esforço que foi feito no ano passado com a campanha da Fernanda, para ela ser vista e ser conhecida."
Neste ano, o ator já fez história no Festival de Cannes ao levar o prêmio de Melhor Ator pelo filme O Agente Secreto e ao faturar a estatueta do Globo de Ouro, também na mesma categoria. No entanto, é preciso ressaltar que ele tem um forte concorrente ao Oscar, o ator Timothée Chalamet.
"Ele já vem ganhando vários outros prêmios nos Estados Unidos, está saindo na imprensa. É um filme que está forte. A carreira do Wagner ajuda bastante. Ele sendo mais conhecido no mercado americano do que a Fernanda Torres, no ano passado, também ajuda bastante. Mas o Timothée Chalamet tem a vantagem de ser dos Estados Unidos, e o Oscar tende a privilegiar filmes da casa. Mas precisamos ver como a campanha de O Agente Secreto vai se desenvolver", complementa a especialista.
O cineasta Halder Gomes reforça o otimismo em relação às chances de Wagner Moura. Para ele, as vitórias em Cannes e no Globo de Ouro são pontos positivos. "O Oscar seria fechar uma trinca, pouquíssimos artistas conseguiram isso no mundo. As duas premiações fortalecem muito isso, elas apresentam a dimensão do ator e isso dá mais potência a ele", analisa.
Para o diretor de Cine Holliúdy (2012), o intérprete de Marcelo tem se entregado bastante à campanha do filme, o que ajuda a consolidar uma imagem no mercado estrangeiro.
"Acompanhando a trajetória que foi essa campanha, eu fiquei impressionado com a entrega dele. O Wagner esteve em tudo que foi possível estar. Eu ficava tentando entender como era possível ele ocupar tantos lugares ao mesmo tempo. O que eu vi foi um ator com uma humildade incrível e com muita vontade de promover o filme", ressalta.
A carreira internacional de Wagner, que tem se consolidado nos últimos anos, também é motivo de confiança na avalição de Renata Moniz, jornalista especializada em entretenimento.
"Eu acho que o que difere o Wagner e a Fernanda, que é uma atriz consagrada e maravilhosa, é que o Wagner vem construindo uma carreira internacional mais sólida nos últimos anos. A série Narcos foi o projeto que o colocou na rota internacional, colocou os olhos em cima dele. E, depois disso, ele veio fazendo outros projetos para diferentes players de Hollywood, então tudo isso ajuda inevitavelemente", argumenta.
Renata destaca que é preciso lembrar que o Oscar é uma premiação que tende por priorizar produções norte-americanas. "A gente vibra, a gente torce e tudo mais, mas o Oscar é um prêmio norte-americano, não é um prêmio brasileiro. No fim do dia, por mais que a gente fique triste e se decepcione, temos que lembrar que é um prêmio feito pela indústria norte-americana para celebrar ela mesma."
A cerimônia do Oscar 2026 acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como no ano passado, a 98ª edição da premiação vai contar com o comediante Conan O'Brien como apresentador. O Terra acompanha a premiação em tempo real.