Quais são as chances de 'O Agente Secreto' no Oscar 2026?

Longa-metragem de Kleber Mendonça Filho foi indicado em quatro categorias da premiação

22 jan 2026 - 17h27
Wagner Moura e filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ são indicados ao Oscar 2026
Video Player

As quatro indicações do filme O Agente Secreto ao Oscar 2026 movimentaram as redes sociais em meio às chances do Brasil ser novamente premiado com uma estatueta da maior premiação do cinema norte-americano. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar nesta quinta-feira, 22, em cerimônia realizada em Los Angeles, na Califórnia (EUA).

O longa-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho foi indicado nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Direção de Elenco. O resultado veio depois do filme ter faturado duas estatuetas no Globo de Ouro 2026. 

Publicidade

Após a vitória do Brasil com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025, a questão que fica é: um raio pode cair no mesmo lugar duas vezes? Para os especialistas ouvidos pelo Terra, sim, é possível.

A professora de Cinema e Audiovisual da ESPM, Cyntia Calhado, explica que a vitória do Brasil no Globo de Ouro é um fator que impulsiona a campanha do longa-metragem para levar a estatueta de Melhor Filme Internacional, apesar da forte concorrência. 

"Temos uma questão importante nessa categoria que é o filme Valor Sentimental. Teve nove indicações e está correndo na frente como favorito nessa categoria. Mas a campanha vai trazendo maior visibilidade para o filme, então, quanto mais pessoas assistem O Agente Secreto, mais relevância o filme tem", diz.

'O Agente Secreto' recebeu 4 indicações ao Oscar 2026
'O Agente Secreto' recebeu 4 indicações ao Oscar 2026
Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

A especialista destaca que assim como O Agente Secreto, existem outros filmes que concorrem com o longa brasileiro que trazem uma história com temática parecida.

Publicidade

"O que vejo são esses traumas geracionais, como o passado e o presente estão misturados e como algumas questões históricas vão se repetindo e vão ganhando novos contornos. Tem a questão de Ainda Estou Aqui, que ainda está muito no imaginário dos votantes", ressalta. 

O cineasta Halder Gomes, que tem no currículo as comédias Cine Holliúdy (2012), O Shaolin do Sertão (2016) e Bem-vinda a Quixeramobim (2022), reitera que a categoria de Melhor Filme Internacional é bastante competitiva, mas que o longa tem sido bem recebido pelo mundo afora.

"Eu vejo uma chance enorme, esse filme é fora de série e não à toa está lá. Para mim, é a categoria mais difícil do cinema porque você compete com o mundo inteiro, mas eu acho que o filme vem forte nas quatro categorias. Na Espanha, em Paris e em Lisboa, em todo lugar, o filme segue em cartaz", afirma. 

O diretor é amigo de longa data de Kleber Mendonça Filho. "Ele sempre escreveu sobre cinema, ia para todos os festivais. A primeira crítica de cinema que eu tive foi escrita pelo Kleber. Ele era um gigante dos curtas-metragens, já ganhava prêmios no mundo inteiro e sempre foi uma referência. O Kleber é um profundo apaixonado e conhecedor de cinema, tanto é que O Agente Secreto é o que mais representa essa maestria dele", elogia. 

Publicidade
'O Agente Secreto' recebeu 4 indicações ao Oscar 2026
Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

Para Renata Moniz, jornalista especialista em entretenimento, é importante pontuar que a repercussão em cima do cinema brasileiro pelo mundo já é um prêmio por si só. "Ter o cinema brasileiro na boca do povo é muito importante. A gente tem que lembrar que o brasileiro é passional, a gente vai torcer até o último minuto. Mas olhando de forma muito realista, a categoria internacional é onde a gente tem mais chances", declara. 

Ela destaca que, diferente do Globo de Ouro e do Critics Choice, o Oscar é formado por profissionais da indústria de Hollywood, que tendem a priorizar filmes produzidos nos Estados Unidos.

"Tendo isso em vista, a gente sabe que muitas dessas pessoas não assistem a todos os filmes que estão indicados. E é aí que mora o problema. Então, o desafio na reta final é garantir que esses membros votantes assistam o filme e que a campanha de marketing ganhe um novo fôlego na reta final", diz. 

A categoria de Melhor Ator também está acirrada. Mesmo com Wagner Moura tendo levado a estatueta do Globo de Ouro para casa, Timothée Chalamet é um forte concorrente dele na categoria. 

Publicidade

"O Wagner é a cara do filme. Ele sendo mais conhecido no mercado americano do que a Fernanda Torres, no ano passado, também ajuda bastante. Mas o Timothée Chalamet tem a vantagem de ser dos Estados Unidos, e o Oscar tende a privilegiar filmes da casa. Mas precisamos ver como a campanha de O Agente Secreto vai se desenvolver", explica Cyntia. 

Famosos comemoram indicações de ‘O Agente Secreto’ ao Oscar 2026: ‘olha eu chorando de novo’
Video Player

Cabe destacar que a carreira internacional de Wagner Moura conta como um ponto positivo para que ele tenha mais chances de ganhar o Oscar de Melhor Ator.

"Fiquei impressionado com o quanto ele se entregou à campanha. O Wagner esteve em tudo que foi possível estar, eu até ficava tentando entender como era possível ele ocupar tantos lugares ao mesmo tempo. Eu acredito que isso conta muito. Ele é um cara carismático, muito querido, muito gentil, o lado humano conta muito também", comenta Halder. 

A categoria inédita de Melhor Direção de Elenco também pode surpreender. O longa-metragem de Kleber Mendonça Filho traz um casting forte e integrado, que tem chamado atenção de veículos internacionais desde sua estreia. 

Publicidade

"Os atores envolvidos no projeto estão cada vez mais na mídia internacional. Seja Alice Carvalho, que teve seu trabalho muito elogiado, seja Gabriel Leone, que está cada vez mais ganhando uma projeção internacional. E, claro, Tânia Maria, que apesar de já ter conquistado o coração de todos os brasileiros, ela também teve menções em vários portais gigantescos de mídia norte-americanos", destaca Renata. 

A cerimônia do Oscar 2026 acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como no ano passado, a 98ª edição da premiação vai contar com o comediante Conan O'Brien como apresentador.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações