Giovanna Grigio, atriz de 27 anos, justificou seu ano sabático espontâneo dizendo que foi uma pausa necessária após uma vida inteira de trabalho desde os sete meses de idade, aproveitando o tempo para descansar, estudar e se preparar para novos projetos.
A atriz Giovanna Grigio, de 27 anos, ainda está se acostumando com a ideia de reduzir o ritmo de trabalho. Após um ano bastante agitado, com gravações, lançamentos e divulgação da série Maníaco do Parque (Prime Video), ela começou 2025 de forma mais tranquila, mas reconhece que ainda está aprendendo a desacelerar sem sentir culpa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Profissionalmente, 2024 foi maravilhoso. Este ano comecei mais tranquila, relaxando, porque no final do ano passado lançamos várias coisas --teve o Passagrana, teve o Maníaco do Parque-- então, estou muito feliz. Estou em um momento realmente satisfatório, ficando cada vez mais orgulhosa de mim como atriz e sentindo que estou chegando a desafios diferentes”, disse ao Terra.
Apesar de contente com seu desempenho e evolução artística, Giovanna ainda está em processo de aprender a fazer menos e aproveitar mais os momentos de pausa. Este ano, de forma espontânea, ela acabou tirando um “ano sabático”, o que considera positivo.
“Foi uma coincidência [o sabático, não foi uma escolha]. Eu já estava com projetos engatilhados, mas tive um intervalo de bastante tempo e consegui parar --o que é complicado para o ator. A gente fica um pouquinho sem trabalhar e já entra em crise, achando que nunca mais iremos trabalhar na vida. Só que esses momentos de pausa são ótimas oportunidades para se juntar com outros atores, levantar projetos próprios, escrever, estudar, fazer um curso, montar uma peça, se reciclar mesmo.”
“Acho que ainda estou aprendendo a lidar com isso, aprendendo a ficar parada, sabe? A gostar de pausas e de silêncio. Eu sempre fui a doida do barulho, gostava de estar com os amigos o tempo todo. Agora estou em uma fase da minha vida em que estou curtindo muito ficar sozinha --de ficar em silêncio mesmo, ouvindo nada e me ouvindo.”
Apesar da preocupação em retornar ao trabalho, ela destaca a importância da psicoterapia nesse processo de desaceleração. Segundo Giovanna, a terapeuta costuma lembrá-la de que, apesar de ser uma personalidade pública, continua sendo humana e também precisa de tempo para descansar — ainda mais alguém que trabalha desde cedo.
“Eu trabalho a minha vida toda... comecei fazendo publicidade quando tinha sete meses de idade. Então, quando eu digo ‘a vida toda’, é a vida toda mesmo. Eu cresci em set de gravação, fazendo propaganda. O ambiente do set é seguro para mim, porque é realmente onde passei a minha infância. Mas, às vezes, me sinto cansada, desmotivada, e minha psicóloga precisa me lembrar que estou há 27 anos trabalhando. E eu penso: ‘É verdade’. É muito tempo de trajetória. Então, é normal a gente se sentir cansada em algum momento.”
Durante esses meses de pausa, Giovanna conseguiu estudar técnicas de atuação e descansar. Entretanto, segundo ela, toda essa tranquilidade deve acabar em breve. “Foi um ano muito gostoso para eu conseguir dar uma relaxada, recarregar as energias, reciclar minhas técnicas, estudar... para entrar agora nos próximos projetos mais pronta, sabe? Temos as gravações de Encontrada para acontecer, vai ser um projeto especial para mim --e grande.”