Os preparativos para o Carnaval estão a todo vapor, com ensaios de rua, eventos nas quadras das escolas de samba e até mini desfiles no Rio de Janeiro. Com menos de dois meses para pisar na avenida, as famosas têm se dedicado intensamente para não fazer feio. No entanto, o esforço de algumas acabou sendo em vão, já que elas foram cortadas das agremiações.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Seja por conta de polêmicas, brigas ou problemas de saúde, celebridades foram desligadas das escolas de samba pelas quais desfilariam ou deixaram, em comum acordo com a agremiação, os postos que ocupavam para se recuperar de lesões.
Abaixo, relembre quais foram as musas que perderam os postos:
Rayane Filiguzzi
Uma das saídas mais polêmicas foi a de Rayane Filiguzzi, namorada de Belo. A ex-participante de A Fazenda 17 desfilaria no carnaval de 2026 como musa da Vila Isabel, mas a escola de samba decidiu pelo desligamento da influenciadora após ela se envolver em uma briga na qual teria ocorrido um caso de racismo.
A briga teria começado justamente com o assunto de carnaval. Rayane estaria em um jantar com Belo, sua antiga assessora de imprensa e uma amiga pessoal. A assessora teria sugerido que a influenciadora fizesse aulas de samba para se preparar para o carnaval, o que teria irritado a namorada de Belo.
Durante a confusão, a amiga de Rayane teria chamado a assessora de imprensa de "macaca". Diante disso, a profissional decidiu encerrar os compromissos que tinha com Rayane, alegando que ela não se manifestou sobre o ocorrido. Belo, por sua vez, teria prestado apoio à ex-assessora da namorada.
A Vila Isabel se pronunciou após a repercussão do caso. "Em função dos recentes acontecimentos envolvendo a influenciadora, a escola considera imprescindível reafirmar seu compromisso com os valores de respeito, inclusão e combate a toda forma de discriminação. A agremiação repudia qualquer ato de preconceito e declara que a tolerância a comportamentos discriminatórios não será praticada ou aceita no seio da comunidade. 'Preconceito é burrice: quem o pratica deixa de ser humano para se tornar uma coisa sem valor', afirma o patrono da escola, o Capitão Guimarães", diz o comunicado.
Hariany Almeida
Hariany Almeida já havia desfilado pela Imperatriz Leopoldinense em 2022 e voltaria à Marquês de Sapucaí com a escola em 2026, mas a agremiação anunciou a saída da ex-BBB após ela se envolver em uma polêmica ao exaltar a presença de influenciadores digitais no carnaval.
"Estou vendo que a importância das influenciadoras nesse carnaval, gente, está sendo de mostrar o carnaval fora da bolha. O carnaval para a galera da internet, para a nossa nova geração", disse ela, argumentando que personalidades da internet levaram à festa para um público novo e mais jovem.
Dias após essa declaração, a Imperatriz Leopoldinense anunciou o desligamento da influenciadora. "O G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense, em nome de sua diretoria, informa que a influenciadora Hariany Almeida, até então destaque de alegoria, não faz mais parte do elenco da escola para o carnaval 2026. A agremiação agradece Hariany por sua participação e compromisso, e deseja sucesso em sua trajetória", diz a nota oficial.
Isabelle Nogueira
Diferentemente dos casos anteriores, Isabelle Nogueira não deixou o posto de musa da Grande Rio por uma polêmica. A ex-BBB estreou na Marquês de Sapucaí com a agremiação de Duque de Caxias no carnaval deste ano e desfilaria novamente com a escola em 2026, mas ela sofreu uma lesão no tornozelo e não conseguirá mais se dedicar aos ensaios.
"A Grande Rio informa que, em comum acordo com Isabelle Nogueira, decidiu pausar sua participação no carnaval 2026. A medida foi tomada em razão de uma lesão no tornozelo que a impede, neste momento, de cumprir a agenda de compromissos e ensaios da agremiação, ainda sem previsão de retorno pleno às atividades. A escola reforça o carinho, o respeito e a admiração por Isabelle, sentimento amplamente compartilhado por toda a comunidade tricolor. A Grande Rio deseja uma plena recuperação à artista e ressalta que, caso ela opte por retornar no Carnaval de 2027, será recebida com todo o afeto e portas abertas", diz o comunicado oficial da escola.
Isabelle se pronunciou sobre a saída nas redes sociais e demonstrou sentir amor e carinho pela Grande Rio. "Com o coração cheio de gratidão, carinho e amor, compartilho que não faço mais parte do time de musas da Grande Rio. Agradeço imensamente o convite e todos os momentos incríveis que vivemos juntos, Grande Rio. Fui extremamente bem acolhida desde a minha chegada, principalmente pela comunidade, e isso ficará para sempre na minha memória e no meu coração. Desejo que a Grande Rio viva um carnaval lindo, potente e emocionante, como sua história merece", escreveu ela.
Brunna Gonçalves
Outro caso marcante ocorreu em setembro deste ano. A esposa de Ludmilla pretendia desfilar como destaque da Beija-Flor novamente, como já tem feito há alguns carnavais, mas perdeu o posto e culpou Giovanna Lancellotti e Gabriel David por isso.
A saída de Brunna foi inicialmente comentada por Almir Reis, presidente da Beija-Flor, que justificou que ela deixou a escola por não frequentar os eventos da agremiação. "A gente tem o maior carinho pela Brunna, acho ela uma menina maravilhosa, mas ela não é presente, a grande realidade é essa. A gente precisa de gente que esteja aqui todos os dias, em todos os eventos, não só na hora do glamour. E, infelizmente, devido à agenda dela, que eu entendo, ela não podia", afirmou ele.
Após isso, Brunna se pronunciou e disse que estava sofrendo uma retaliação por Ludmilla não ter feito um show no casamento de Giovanna Lancellotti. A atriz se casou neste ano com o empresário Gabriel David, filho do bicheiro e presidente de honra da Beija-Flor Anísio Abraão David.
Após a fala da dançarina, Gabriel se pronunciou e reforçou que a esposa de Ludmilla foi destituída por não frequentar os eventos da agremiação e não se engajar com a comunidade.
"Ela não foi a única pessoa que não vai desfilar no chão como destaque da escola. Outras pessoas que vieram de alas de passistas, que desfilaram como destaque de chão no último carnaval da escola, não vão desfilar. Isso comprova que a decisão é da escola e não está sendo respeitada. Ela está querendo fazer parecer que é sobre ela, o que não é o caso. Mais essa informação para reforçar o quão doida é a criação dessa narrativa, juntando assuntos completamente diferentes e completamente desnecessários de estarem na internet", disse Gabriel.
"Além da pouca presença, além da falta de engajamento com a escola, além da tentativa de ganhar dinheiro em cima da escola, não é uma questão só sobre você", completou ele, que também afirmou não estar envolvido na decisão sobre a saída de Brunna.
Ao contrário das outras famosas citadas na matéria, Brunna Gonçalves fará parte do carnaval. Ela irá desfilar como musa da Grande Rio, que perdeu o título do carnaval de 2025 para a Beija-Flor.