Vila Isabel anuncia saída de namorada de Belo após suposto caso de racismo
Rayane Figliuzzi iria desfilar como musa da escola no Carnaval de 2026
A Unidos de Vila Isabel confirmou na noite desta segunda-feira, 8, o desligamento da influenciadora digital Rayane Figliuzzi, conhecida por ser namorada de Belo, do quadro de musas da escola para o Carnaval de 2026. Em nota oficial, a agremiação justificou que a saída se deu por incompatibilidade de agendas, mas comentou a polêmica envolvendo a ex-participante de A Fazenda, que se envolveu em uma briga com um suposto caso de racismo.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A escola de samba afirmou que a decisão sobre o desligamento foi tomada nesta segunda. "De acordo com o presidente da escola, Luiz Guimarães, o posto de musa exige dedicação integral durante o processo de preparação para o desfile. Com a ausência de disponibilidade da influenciadora, tornou-se inviável manter o vínculo."
Embora a saída de Rayane tenha sido justificada com o argumento de que ela não teria como incluir os compromissos com a escola na agenda, a Vila Isabel também se manifestou sobre a polêmica envolvendo Rayane.
A ex-peoa e Belo teriam participado de um jantar entre amigos em São Paulo que terminou em briga. Belo e a ex-assessoria de imprensa de Rayane teriam sugerido que a influenciadora fizesse mais aulas de samba antes do Carnaval. Durante a confusão, uma amiga pessoal da influenciadora teria chamado a assessora de imprensa de 'macaca'.
A assessora rompeu os compromissos profissionais que tinha com Rayane, pois ela não teria se manifestado sobre o ocorrido. Belo, por outro lado, teria prestado apoio à ex-assessora da namorada após o suposto caso de racismo.
"Em função dos recentes acontecimentos envolvendo a influenciadora, a escola considera imprescindível reafirmar seu compromisso com os valores de respeito, inclusão e combate a toda forma de discriminação. A agremiação repudia qualquer ato de preconceito e declara que a tolerância a comportamentos discriminatórios não será praticada ou aceita no seio da comunidade. 'Preconceito é burrice: quem o pratica deixa de ser humano para se tornar uma coisa sem valor', afirma o patrono da escola, o Capitão Guimarães", diz o comunicado.
A escola de samba ainda ressaltou que irá desfilar em 2026 o samba enredo Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África, que exalta "a ancestralidade africana, os fundamentos do samba e a trajetória de Heitor dos Prazeres, ícone da cultura popular brasileira."
Até o momento, Rayane Figliuzzi não se manifestou sobre o desligamento da Vila Isabel. O Terra procurou a equipe da influenciadora, mas não obteve resposta.