Oferecimento

Ivete Sangalo tem lado sério nos bastidores e mudou coreografia de 'Vampirinha' em cima da hora

Neste ano, a cantora se apresenta em Salvador em todos os dias de folia

14 fev 2026 - 04h58
Look de Ivete Sangalo criado por Michelly X
Look de Ivete Sangalo criado por Michelly X
Foto: Reprodução/Instagram

Horas e horas dançando, cantando e tudo isso sem sair do salto. Para dar conta da maratona de carnaval, Ivete Sangalo conta com o apoio de muita gente. São músicos, produtores, técnicos, artistas e diversos outros profissionais que estão ao lado da artista para fazer com que o trio elétrico vá para rua e que os shows em camarotes e festas aconteçam da melhor maneira possível. O Terra conversou com algumas das pessoas que estão nos bastidores com a cantora e contam um pouco de como ela é quando não está fazendo um mar de foliões pular.

Dada a dimensão da folia, é surpreendente pensar que Ivete e sua equipe organizam a preparação em questão de poucos meses. Um dos primeiros passos obrigatórios é o lançamento ainda no final de 2025 de uma aposta para hit de carnaval, que neste ano ficou por conta de Vampirinha.

Publicidade

A música virou motivo de polêmica por causa da letra de duplo sentido. "Tem um bocado de vampirinha lá fora. Vou te chupar, chupar teu pescoço. Te chupar todin, chupar, chupar, chupar com gosto", diz um trecho da canção.

Ivete chegou a entrar no alvo do Ministério Público da Bahia (MP-BA) por fazer a coreografia da canção com uma criança. Foi criticada, mas também defendida. Para muitos, nada é questionado quando é um homem cantando uma música de duplo sentido.

Beto Neves, vencedor de três Grammys e produtor de Vampirinha, saiu em defesa da cantora e da faixa. Ele disse que uma música de carnaval precisa ter um tom de brincadeira, como há décadas acontece, por exemplo, com a marchinha A Pipa do Vovô. "A música de carnaval tem a função da brincadeira, da festa. Ninguém vai para o carnaval ouvir música clássica", declarou ele à rádio TMC.

Lucas Souza, coreógrafo de Ivete Sangalo e responsável por criar a coreografia de Vampirinha, conta que a cantora escolheu a faixa como música de carnaval no começo de dezembro.

Publicidade

"Uma coreografia para o carnaval é pensada exatamente para isso. Tem que ser fácil para ser reproduzida por qualquer tipo de pessoa" -- diz Lucas Souza em entrevista ao Terra

O dançarino trabalhou pela primeira vez com Ivete Sangalo em 2013, quando tinha apenas 18 anos e foi aprovado em uma seleção para gravar um DVD. Após isso, esteve com a cantora em diferentes ocasiões ao longo dos anos e, desde a pandemia, é o coreógrafo da artista, tendo criado as dancinhas de sucessos como Cria da Ivete e Macetando.

Ivete Sangalo e os bailarinos
Foto: Reprodução/Instagram

"Poder criar algo para ser reproduzida por todo país e até fora dele é muito doido. Às vezes, crio as coreografias no banheiro, no chuveiro, dentro da minha casa e é gratificante ver uma quantidade significativa de pessoas reproduzindo uma criação que surgiu na minha intimidade", explica coreógrafo

Lucas descreve o trabalho com Ivete como desafiador por estar ao lado de uma das maiores artistas do Brasil, mas também leve, pois sente que a cantora lhe dá espaço para criar e o respeita enquanto profissional. Ao mesmo tempo, ela gosta de dar sugestões, como fez no caso de Vampirinha.

"Ela mudou no dia do show. Foi engraçado, ela aprovou a coreografia e, no dia do festival da virada, ela acrescentou os dois últimos passos finais, que é o movimento que cruza na cintura e a sarradinha", relembra ele, que também elogia a rapidez de Ivete para aprender coreografias. "Os ensaios com ela são as partes mais divertidas, ela aprende tudo muito rápido. Falo que ela foi bailarina profissional em outra vida."

Lucas conta que os ensaios com a baiana são divertidos, mas também pontua que nos bastidores a cantora é uma pessoa série e focada, mesmo sem perder o lado divertido que o público está acostumado a ver. "Ela é muito correta e muito séria, principalmente nesses processos criativos para shows grandes. Ela traz essa seriedade, mas também joga uma piadinha, então tudo fica mais leve."

Publicidade

Ivete se mostra participativa em outras partes da preparação para o carnaval também, como nos figurinos, por exemplo. A estilista Michelly X, queridinha de muitas famosas na época de carnaval, faz looks para a cantora há nove anos e, para 2026, fez todos os looks que ela usará durante a folia.

Pela primeira vez, a estilista foi convidada por Ivete para acompanhá-la no carnaval. Ela terá a oportunidade de conhecer a festa de Salvador e também irá trabalhar em ajustes necessários nas roupas. "É mais fácil que eu a vista. Como criei, sei onde precisa mexer."

Bloco de Ivete Sangalo abre o pré-carnaval paulistano
Foto: Jean Carniel/Estadão / Estadão

Michelly conta que confeccionou todos os looks de Ivete para este carnaval em um mês, o que ela considera tempo recorde e também conta que a artista tem preferências no que usar nos dias em cima do trio.

"Ela gosta de roupas confortáveis. Não adianta que ela não gosta de roupa pesada, cabeças pesadas. Gosta de tudo leve, porque ela fica muito tempo no trio, então a roupa tem que ficar leve para ela aguentar o tranco."

A estilista já fez roupas para Ivete usar em festivais de música, gravações de DVD e outras ocasiões importantes, mas sente que a preocupação e atenção da cantora aos detalhes é sempre maior na época de carnaval. "O carnaval é o momento em que ela mais trabalha, são muitos dias um atrás do outro. Vejo que ela tem um pouco mais de cuidado e que também é o momento que ela mais gosta de fazer os shows."

Publicidade

Essa percepção é compartilhada por Lucas Souza. "Carnaval é uma demanda muito alta pra todos nós. Vejo que ela se prepara muito em questão de musculação, de aeróbico, porque são cinco, seis horas de trio elétrico e depois tem camarote."

O coreógrafo também aponta que uma das preocupações de Ivete Sangalo é levar novidades para o público e acredita que é isso que a faz ter tantos anos de sucesso na carreira. "Ela está sempre querendo inovar. Isso é um desafio para mim, porque estudo e pesquiso muito, por isso nossa parceria tem dado certo. Ela é uma artista que busca inovar. Por isso, ela é atual há mais de 30 anos. A fórmula do sucesso dela é sempre estar inovando", conclui o dançarino.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se