O Carnaval 2026 do Grupo Especial do Rio começou com uma polêmica homenagem ao presidente Lula e ataques aos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro na noite deste domingo (15) na Acadêmicos de Niterói. A azul e branca estreante na elite vem sendo acusada de propaganda eleitoral antecipada e fez a Globo adotar uma medida diferente em relação à transmissão, além de passar uma série de orientações para suas equipes.
O homenageado não desfilou, mas chegou a ir para a Passarela. Em decisão de última hora, a atual primeira-dama, Janja igualmente ficou de fora do desfile - a socióloga escolheu um vestido com plumas para noite em homenagem ao marido. Em meio a uma espécie de maldição que liga a maioria das escolas que abrem o Grupo Especial, uma pergunta ecoa: qual foi a audiência na Globo do desfile em homenagem a Lula?
A audiência foi maior ou menor que a mesma Globo teve em 2001, portanto há 25 anos, no desfile da Tradição em homenagem a Silvio Santos (1930-2024)?
e
Segundo o colunista Gabriel Vaquer, da "Folha de São Paulo", o desfile da Niterói rendeu 11 pontos de audiência entre 22h10 e 23h35 na Grande São Paulo - os números são prévios e podem oscilar para cima ou para baixo - com pico de 12. Nos primeiros 15 minutos, a Record chegou a ameaçar a transmissão do carnaval com o jogo São Bernardo x Corinthians.
Ao enfrentar o desfile como um todo, a Record teve 7 pontos e o SBT, 6. Na comparação com as quatro semanas anteriores, a Globo perdeu 26%, pois havia somado 15 de média.
E...
Matérias relacionadas