Itália celebra 'Dia de Reis' com festa da bruxa Befana

Personagem folclórica é espécie de Papai Noel que deixa doces

7 jan 2026 - 09h32
(atualizado às 09h37)

O "Dia de Reis", chamado também de "Epifania do Senhor", é celebrado mundialmente nesta terça-feira (6). Na Itália, porém, a data é aguardada com ansiedade pelas crianças pela chegada da bruxa Befana, uma espécie de Papai Noel que deixa doces e presentes para os que se comportaram bem durante o ano.

    A Befana é uma personagem folclórica italiana. Seu nome deriva da palavra grega Epifania - que significa "aparição" ou "manifestação" - e, nos textos sagrados, indica a revelação da dupla natureza de Cristo, humana e divina, tornando a noite um momento mágico.

Publicidade

    A origem da lenda segue incerta, mas, para muitos, a bruxa do bem surge da história dos reis magos, que se perdem durante sua viagem a Belém para presentear o menino Jesus e pedem ajuda a uma senhora no meio do caminho.

    Arrependida por ter se negado a acompanhar os reis, ela decide levar presentes a Jesus, mas, sem encontrá-lo, distribui doces por todas as casas em que passa. Por isso, nesta data, as residências italianas se enchem de meias penduradas.

    A data é tão importante na Itália que os mercados vendem meias dos mais diversos tipos, muitas vezes já recheadas de guloseimas. Mas, caso o comportamento da criança tenha sido ruim ao longo do ano, ela deixará um carvão no lugar dos docinhos.

    Pela Itália, a data é celebrada tradicionalmente com diversas festas e procissões. Neste ano, porém, alguns eventos sofreram alterações devido ao mau tempo.

Publicidade

    Em Florença, o tradicional evento na La Loggia dei Lanzi, na Piazza Signoria, foi cancelado, assim como a tradicional descida da Befana do Arcone, na Piazza della Repubblica, enquanto a celebração em Empoli foi adiada para o próximo domingo.

    Em Nápoles, a famosa bruxa cumpriu sua tradição descendo do Palazzo Reale, na Piazza Plebiscito. Apesar do mau tempo, famílias e turistas puderam acompanhar a distribuição de doces e guloseimas organizada pelos bombeiros, encerrando as festividades de Natal na cidade.

    Já em Veneza, a tradicional regata Befane, com barcos a remo individuais, promovida pela Reale Canottieri Bucintoro, chegou hoje à sua 45ª edição.

    Cinco remadores, vestidos com trajes típicos conhecidos como "Marànteghe", enfrentaram vento forte e nevasca durante a prova, especialmente na largada, quando tiveram de alinhar os barcos individuais em mascaretas. Apesar disso, a corrida começou pontualmente às 11h (horário local), sob a icônica Ponte Rialto, no Grande Canal.

Publicidade

    O trajeto seguiu até o ponto de retorno, a cerca de 500 metros, próximo ao Rio di San Tomà, antes de retornar à linha de chegada no antigo cais Magistrato alle Acque, também perto da Ponte Rialto.

    O vencedor da edição deste ano foi Riccardo Romanelli, apelidado de "San Vio", que completou a prova remando a mascareta azul-clara, repetindo o triunfo em edições anteriores. .

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações