O renomado autor cristão Philip Yancey anunciou sua aposentadoria aos 76 anos após revelar um caso extraconjugal de oito anos, afirmando que suas ações contradizem sua fé e obras, enquanto sua esposa decidiu manter o casamento.
O escritor norte-americano Philip Yancey, um dos mais conhecidos autores da literatura evangélica, anunciou sua aposentadoria após revelar um caso extraconjugal que manteve durante oito anos com uma mulher casada. Em um comunicado enviado à imprensa, Yancey disse que deixaria de publicar livros e dar palestras: "Minha conduta contrariou tudo que acredito sobre o matrimônio".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A nota de Yancey, de 76 anos, foi publicada inicialmente na revista Christianity Today, onde atuou como colaborador por décadas. O escritor afirmou, ainda, que não dará mais detalhes sobre o caso 'em respeito a outra família'.
"[Minha conduta] foi totalmente inconsistente com a minha fé e minhas obras, e causou dor profunda ao marido dela e a ambas as nossas famílias", disse. "Entendi que minhas ações vão desapontar leitores que antes tinham acreditado em minhas obras", complementou.
"Inapto ao ministério cristão, estou me aposentando da escrita, das palestras e das redes sociais. Em vez disso, preciso viver meus anos restantes à altura das palavras que já escrevi", anunciou Yancey no comunicado.
A nota também leva um comunicado assinado pela esposa do escritor, Janet Yancey, que disse que manterá o casamento.
"Falo de um lugar de trauma e devastação que apenas as pessoas que viveram uma traição podem entender. Ainda assim, fiz um juramento sagrado há 55 anos, e não vou quebrar essa promessa. Aceito e entendo que Deus, por meio de Jesus, pagou e perdoou os pecados do mundo, incluindo os de Philip", disse Janet.
Philip Yancey começou a carreira na década de 1970 como escritor da revista Campus Life, posteriormente adquirida pela Christianity Today, publicação na qual passou a colaborar como colunista e editor.
O autor ganhou destaque ao abordar em suas obras o conceito cristão da misericórdia divina, em vez da punição eterna. Em sua biografia, Yancey afirma ter vendido mais de 20 milhões de livros, publicados em 49 idiomas.