Conclave inspira cinema, mas Capela Sistina nunca foi set de filmagem

Confira cinco longas que se destacam pelo tema

7 mai 2025 - 16h49
(atualizado às 18h48)

O conclave, ritual sagrado da Igreja Católica para a escolha do pontífice, tem sido um terreno fértil para o cinema, que o tornou palco de dramas interiores, jogos de poder, mas também de situações cômicas e provocações inteligentes, ainda que a Capela Sistina nunca tenha sido um set de filmagem - por não ser permitido. Em meio à narração sobre o mundo eclesiástico, confira cinco filmes que se destacam na telona.

O mais recente, "Conclave", um drama de 2023 dirigido por Edward Berger, é baseado no romance de Robert Harris.

Publicidade

Protagonizado por Ralph Fiennes e Stanley Tucci, a obra explora as tensões políticas e morais durante as eleições para a escolha de um novo papa em meio a uma ambientação claustrofóbica e muito suspense. Intrigas, segredos e senso de culpa recheiam as cenas do filme, que levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Em "Dois Papas", longa de 2019 com Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, o diretor brasileiro Fernando Meirelles imagina uma conversa entre os dois últimos pontífices, Bento 16 e Francisco.

Aqui o roteiro não aborda exatamente o conclave, mas sua premissa: a crise de consciência, o confronto entre tradição e modernidade, a possibilidade de mudança. Um drama humano e filosófico que explora as diferenças e semelhanças entre dois líderes católicos, o alemão Joseph Ratzinger e o argentino Jorge Bergoglio.

Já o cineasta italiano Nanni Moretti faz do conclave uma comédia dramática em "Habemus Papam". Lançado em 2011, Michel Piccoli faz o papel do papa eleito, mas que pressionado pela posição do cargo, foge de suas obrigações e procura um psicanalista. O filme mistura ironia e melancolia e traça uma análise irônica e profunda das fragilidades e do poder humano.

Publicidade

"Anjos e Demônios", longa de Ron Howard lançado em 2009, traz Tom Hanks e Ewan McGregor como protagonistas de uma história que tem o conclave como elemento central: quatro cardeais são sequestrados durante a eleição papal, dando início a uma corrida contra o tempo para salvar o Vaticano.

Por sua vez, Anthony Quinn interpreta um papa soviético eleito em plena Guerra Fria em "As Sandálias do Pescador", filme de 1968. 

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações