Aniversariante, Paulinho da Viola teve nome artístico sugerido pelo pai do ex-governador Sérgio Cabral

Sambista completa 83 anos e foi 'batizado' nos anos 1960 em sugestão feita por 'Sérgio Cabral Pai' e Zé Kéti, no restaurante Zicartola

12 nov 2025 - 21h01
(atualizado às 21h06)
Resumo
Paulinho da Viola completa 83 anos e relembra a origem de seu nome artístico, sugerido por Zé Kéti e Sérgio Cabral Pai no restaurante Zicartola nos anos 1960, sendo amplamente homenageado nas redes sociais por personalidades da música.
Paulinho da Viola, de 82 anos, passou por procedimento cirúrgico
Paulinho da Viola, de 82 anos, passou por procedimento cirúrgico
Foto: Daniela Panoliello/ Divulgação

Nesta quarta-feira, 12, Paulo Cesar Batista de Faria, o Paulinho da Viola, completa 83 anos. Artista célebre do samba e da MPB, nascido no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi no centro da cidade que ele recebeu o nome artístico que o consagrou. O palco foi o restaurante Zicartola, empreendimento de Dona Zica e Cartola, num sobrado da Rua da Carioca, número 53. 

Foi lá, entre 1963 e 1965, que o então Paulo Cesar Batista de Faria fez suas primeiras aparições ao dedicar-se exclusivamente à carreira musical. Antes, o tempo também era ocupado por um curso técnico de contabilidade e um emprego em um banco. Aos 21 anos, o jovem foi apresentado ao local pelo poeta Hermínio Bello de Carvalho e tocava violão e cavaquinho para acompanhar músicos que se apresentavam no espaço.  

Publicidade

Das mãos de Cartola, recebeu o seu primeiro cachê. A sugestão do nome artístico, porém, partiu de Zé Kéti, com quem Paulinho faria parcerias futuras, e também do conceituado jornalista Sérgio Cabral, produtor musical e pai de Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho, ex-governador do Rio e condenado a mais de 400 anos de prisão por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, entre outros.  

"O Zé Kéti tinha organizado um grupo para deixar algumas músicas em uma gravadora (...) quando o pessoal cantava, o técnico perguntava o nome e respondiam 'Elton Medeiros', 'Jair do Cavaquinho'... e depois que eu cantei, perguntaram, e eu respondi 'Paulo Cesar'. Falaram que 'Paulo Cesar' não daria e ficou aquela brincadeira. Aí o Zé Kéti, junto com o Sérgio Cabral, colocaram no jornal que eu era o 'Paulinho da Viola'. Foi uma invenção deles", declarou o sambista em entrevistas ao longo da carreira. A mais recente, ao programa Altas Horas, da TV Globo, em fevereiro deste ano. 

Nas redes sociais, nesta quinta-feira, Paulinho foi altamente celebrado por personalidades do entretenimento e do mundo da música. Fátima Bernardes, Carlinhos Brown e Martinho da Vila foram alguns dos que se manifestaram desejando felicitações ao 'príncipe do samba' e compositor de obras como 'Timoneiro', 'Argumento' e 'Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida'. 

Fonte: Portal Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se