Chico Buarque e Caetano Veloso lamentaram a morte de Preta Gil, que faleceu aos 50 anos nos EUA devido a complicações de um câncer de intestino diagnosticado em 2023, deixando profunda comoção.
Os cantores Caetano Veloso, 82 anos, e Chico Buarque, de 81, lamentaram a morte de Preta Gil (1974-2025) na manhã desta segunda-feira, 21. Em pronunciamento realizado por meio de seus respectivos perfis no Instagram, eles demonstraram profundo pesar.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Pretinha se foi aos 50. Choro desde que soube. Ela era uma das pessoas mais queridas para mim, desde criancinha. Veio muito em minha cabeça a minicanção de Gil sobre Moreno e ela (que eram primos carnais). Muito difícil aguentar. Penso em Gil. Penso em todos. Nem consigo dizer o que sinto. 💔" , escreveu Caetano Veloso, na rede social.
Aproveitando o depoimento, Caetano também compartilhou uma galeria de imagens. Ao rolar o carrossel, é possível ver diversos registros da artista, que era sobrinha do cantor.
Chico Buarque, por sua vez, fez uma homenagem mais sutil. Ele compartilhou um vídeo de Preta cantando com o pai, Gilberto Gil, na turnê Tempo Rei. As imagens estão com filtro em preto e branco. O cantor escreveu o nome da artista com um emoji de coração branco na tela.
Chico Buarque, aliás, foi um conhecido amigo da família Gil e era próximo de Preta.
Adeus a Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu no domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos EUA. Conforme a equipe dela informou ao Terra, a cantora passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil. Uma ambulância foi chamada, mas ela morreu antes de chegar ao hospital.
A cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestino em janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista para Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas.
Em maio de 2025, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse antes de deixar o país.
Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons e segue o talento musical da família.