Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Antes da fama, Preta Gil teve diversas profissões; confira algumas

Cantora trabalhou no carnaval, foi estagiária e chegou a montar sua própria agência

21 jul 2025 - 10h50
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Preta Gil, cantora e filha de Gilberto Gil, faleceu aos 50 anos em 20 de julho de 2025, vítima de câncer; artista iniciou sua carreira em 2003 após experiências na publicidade e produções culturais.
Do diagnóstico de câncer ao tratamento nos EUA: entenda o quadro que levou à morte de Preta Gil:

A cantora Preta Gil, que morreu por causa de complicações de um câncer, deixou um legado na música. Porém, antes da fama, ela teve diversas profissões.

Preta Gil só começou a cantar em 2003, quando tinha 29 anos. Incentivada pela madrinha musical, Regina Casé, ela lançou o álbum Prêt-à-Porter. Antes de chegar ao status de cantora profissional, teve algumas experiências profissionais curiosas.

Seu primeiro emprego foi aos 16 anos. Na época, ela trabalhava em um camarote durante o carnaval de Salvador, a convite do diretor de marketing Zé Maurício Machline.

Anos depois, estagiou por dois anos na antiga agência de publicidade DM9, em São Paulo. Essa oportunidade surgiu após o convite do publicitário Nizan Guanaes.

No Rio de Janeiro, sua cidade natal, ela começou a trabalhar com produção e publicidade. A carreira artística sempre foi um sonho, mas antes se dedicou a fazer cursos de dança, canto e teatro no Tablado, oficina de atores da Globo.

Preta Gil, cantora
Preta Gil, cantora
Foto: @pretagil | Reprodução

Com apenas 20 anos, Preta Gil se tornou sócia da cineasta e produtora Monique Gardenberg, responsável pelo Free Jazz Festival, na Dueto Produções. “A Dueto virou uma gigante na publicidade, aí enveredei muito para esse lado e acabei esquecendo minha parte artística”, declarou a cantora à Forbes, em 2022.

Em 2001, ela deixou o posto para se dedicar à carreira musical. Como citado, seu primeiro álbum só foi lançado dois anos depois. Em 2017, em paralelo à carreira de cantora, e em parceria com Fátima Pissarra e Carlos Scappini, Preta Gil fundou a agência Mynd, uma empresa especializada em publicidade e agenciamento de talentos.

O que aconteceu com Preta Gil?

A cantora Preta Gil morreu no domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos EUA. Conforme a equipe dela informou ao Terra, a cantora passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil. Uma ambulância foi chamada, mas ela morreu antes de chegar ao hospital. 

A cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestino em janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista para Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas. 

Veja a última vez que Preta Gil subiu ao palco em show ao lado do pai, Gilberto Gil, em SP:

Em maio de 2025, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse antes de deixar o país. 

Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons e segue o talento musical da família.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade